quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mortes no trânsito: ex-deputado pega 9 anos de prisão

Fernando Ribas Carli Filho se envolveu em acidente que matou duas pessoas em 2009 
Ana Luiza Albuquerque – Folha de S.Paulo
O ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, 35, foi condenado na tarde desta quarta-feira (28) a nove anos e quatro meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por duplo homicídio com dolo eventual (quando assume o risco de matar).
Em 2009, ele se envolveu em um acidente de trânsito que resultou na morte de dois jovens em Curitiba (PR). O ex-parlamentar, julgado por um júri, poderá recorrer em liberdade –circunstância prevista para condenados em primeira instância que não estão presos preventivamente, como Carli.
O júri, formado por cinco mulheres e dois homens, entendeu que o ex-deputado assumiu o risco de matar na ocasião. Carli havia ingerido álcool antes do acidente e dirigia em alta velocidade. A dosimetria da pena ficou a cargo do juiz Daniel Avelar.
Em entrevista à imprensa após o anúncio da sentença, a deputada federal Christiane Yared (PR), mãe de uma das vítimas, disse acreditar que o julgamento representará uma mudança de comportamento no trânsito.  Christiane também disse que a sentença de Carli tem "tempo de validade". "A nossa não tem. Vamos para o túmulo com a nossa pena." 
Ao ser interrogado no julgamento, Carli assumiu parcela de culpa, mas disse que não teve a intenção de matar. "Tenho certeza de que ele não saiu de casa com a intenção de morrer, mas eu também não saí com a intenção de matar."
O ex-deputado afirmou estar arrependido e pensar no acidente todos os dias. Ele pediu desculpas às mães das vítimas. "Quero hoje poder pedir desculpas pelo que causei. Eu quase morri. O filho de vocês morreu e eu quero, do fundo do coração, pedir desculpas", disse.