quinta-feira, 25 de maio de 2017

Deputados entregam à ONU carta-denúncia contra Temer



Deputados da oposição entregaram uma "carta-denúncia" nesta quinta-feira (25) ao coordenador das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic. Os três deputados que levaram o documento à sede da ONU (Maria do Rosário, do PT-RS; Luiza Erundina, do PSOL-SP; e Paulão, do PT-AL) pediram repúdio à "postura autoritária e desmedida do governo".

O motivo do protesto dos parlamentares é o decreto do presidente Michel Temer, editado nesta quarta (25), que autorizou o emprego das Forças Armadas no Distrito Federal até 31 de maio. O decreto foi motivado pelos episódios de violência e depredação registrados durante manifestação contra o governo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Nesta quinta, o presidente revogou o decreto, e os militares deixaram as ruas.

Na carta, os parlamentares criticam os policiais que faziam a segurança e do local e afirmam que eles cometeram "agressões indiscriminadas aos manifestantes".

"Ao agirem indiscriminadamente e sem controle, as forças de segurança feriram pessoas que exerciam seu direito de expressão e manifestação, ou trabalhavam na cobertura dos atos, como jornalistas e cinegrafistas", diz o texto da carta.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse esperar que o documento apresentado à ONU seja protocolado na sede europeia da organização em Genebra, na Suíça.

"Que observadores internacionais possam analisar a situação brasileira, possam oportunamente estar no Brasil. E recebemos por parte do responsável pelas Nações Unidas no Brasil o compromisso de que este documento aqui entregue será protocolado em Genebra, justamente que é o guardião dos direitos humanos no mundo", afirmou a deputada.