segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

FUNÇÃO DA POLÍCIA MILITAR É DIFERENTE DA POLÍCIA CIVIL


O art. 144, § 5º, da C.F, preceitua que, “Às policias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil”.

Com fundamento no texto constitucional, fica evidenciado que a polícia militar exerce a função de polícia administrativa, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, e pela manutenção da ordem pública nos diversos Estados da Federação. FUNÇÃO DA  POLÍCIA  CIVIL: A Polícia Civil é aquela que atua depois que um crime ocorre, buscando esclarecer o que aconteceu.  Em seu trabalho cotidiano, a polícia civil registra as ocorrências, coletando as primeiras informações por meio do Boletim de Ocorrência (BO) e, em seguida, passa a elaborar o Inquérito Policial (IP). O inquérito é presidido pelo delegado de polícia que procura ouvir o depoimento de testemunhas do caso, determina que seus investigadores reúnam provas e solicita à polícia científica a elaboração de perícias e laudos sobre a ocorrência.

Quando o delegado acredita ter encontrado o provável autor do crime, este é indiciado, o que significa que as investigações se concentrarão nele, e que, a partir de então, ele pode solicitar um advogado de defesa ao ser interrogado. Após o delegado reunir todas as informações possíveis para o esclarecimento do caso, o Inquérito Policial é enviado ao Ministério Público, que vai analisar e decidir se oferece denúncia, pede mais diligências ou pede o arquivamento do caso.No  que  diz  respeito a  Sobradinho-BA,  assassinatos,  arrombamentos,  assassinato  de  criança  e  outros  crimes  que  não  foram  elucidados  pela  autoridade  policial. Isso  fez  com  que a  população ficasse revoltada com a  falta  de ação  da  instituição responsável  pelas  investigações.   Espera-se  que o próximo delegado que   vai  ser  nomeado  oficialmente,  que   seja  competente  e  que  possa   ter  um  bom  relacionamento com  a  sociedade  sobradinhense.