sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Silas Malafaia é levado à força pela Polícia Federal suspeito de roubo em nome de Deus


Pastor evangélico é suspeito de participar em escândalo de royalties. Saiba mais.

Silas Malafaia é levado para depôr - Google

Silas Malafaia é levado para depôr -

Nesta sexta-feira, 16, a Polícia Federal deflagrou uma operação que acabou virando assunto nacional. A Operação Timóteo tem o objetivo de identificar quem ajudou a fraudar valores relativos a impostos da mineração em alguns municípios brasileiros. A operação acontece em onze estados diferentes. Um dos nomes alvos dela é o do Pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Evangélica Vitória em Cristo. Ele é suspeito de lavagem de dinheiro - Silas teria emprestado contas da igreja para ocultar a origem de valores usados no esquema de corrupção - ou seja, usou a igreja para praticar um roubo contra o estado brasileiro.
Silas, segundo informações da Rede Globo de Televisão, foi levado para depôr coercitivamente pela Polícia Federal. Isso significa que ele é obrigado a ir com os agentes, mas não a falar nada. No entanto, caso não responsa às perguntas dos policiais, isso o complica em um possível processo penal, já que ele fica enquadrado como pessoa que não quis colaborar. Os mandados referentes à essa Operação devem acontecer ao longo do dia. Entre as empresas envolvidas no esquema está a Vale. Um dos seus diretores é acusado de procurar prefeitos que estivessem dispostos a se envolver no esquema.
Malafaia é acusado ainda de usar sua influência religiosa para não chamar a atenção da Receita Federal. Dessa forma, conseguiria esconder a origem ilícita do dinheiro que chegava até ele. Ao todo, trezentos policiais trabalham para cumprir os mandados. Além das conduções coercitivas, como é o caso de Malafaia, a Polícia Federal também cumpre 4 mandados de prisão preventiva e 12 de temporária, além de sequestro de bens, que podem servir para devolver o dinheiro roubado aos cofres públicos. O sequestro de bens chega a R$ 70 milhões.
O nome da operação é referência a uma passagem do livro Timóteo, integrante da Bíblia Cristã. Até o fechamento desta reportagem, o pastor #Silas Malafaia ainda não havia comentado as acusações contra ele, nem sua condução coercitiva efetuada pelos agentes da lei.