sábado, 17 de dezembro de 2016

Justiça aceita denúncia e Lula vira réu pela 4ª vez



O juiz Vallisney Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, acolheu denúncia do da Procuradoria da República contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o filho Luís Cláudio Lula da Silva, entre outros investigados. Eles são acusados de envolvimento em organização criminosa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Esta é a quarta ação penal aberta contra Lula desde que ele deixou a Presidência da República.

As informações foram divulgadas pelo G1. A denúncia foi apresentada por procuradores da República na semana passada. Lula é acusado de atuar para favorecer a Grippen na última licitação para a compra de caças pela Força Área Brasileira (FAB). O suposto tráfico de influência teria ocorrido entre 2013 e 2015, ou seja, quando ele já não era mais presidente.
Em troca do apoio do ex-presidente, o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni teriam depositado R$ 2,5 milhões em uma conta de Luis Cláudio. As investigações são parte da Operação Zelotes, que teve origem na apuração sobre venda de decisões do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), do Ministério da Fazenda.