sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sobradinho se une aos municípios de Juazeiro e Petrolina pelo desenvolvimento pleno da Primeira Infância






Os municípios de Juazeiro, Petrolina  e Sobradinho firmaram parceria para desenvolver as ações da "Semana do bebê"  no Vale do São Francisco. 
Com o objetivo de unificar as realizações do evento proposto pelo UNICEF, foi formada uma comissão de articulação composta por representantes dos três municípios, que irão montar uma programação integrada, garantindo uma maior repercussão e visibilidade as questões da primeira infância.
Em Sobradinho representantes das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e as articuladoras do selo UNICEF de Sobradinho e Juazeiro, estiveram reunidos para definir a programação que vai acontecer no período de 11 a 18 de maio, com diversas atividades teóricas e práticas dirigidas aos profissionais da saúde, social, educação, família e sociedade. 
Com o tema "Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido", Sobradinho pretende fazer uma reflexão sobre o contexto econômico, cultural e social desta região, valorizando a identidade e costumes do seu povo, com vistas a melhorar a qualidade do atendimento e assistência as crianças e suas famílias.
A abertura da semana, dia 11, acontecerá na Comunidade Indígena Truká, com homenagem as mães, entrega da chave da cidade pelo prefeito Luiz Vicente Berti, ao bebê cacique de dois meses e apresentação de ritual religioso indígena, como forma de valorização cultural.
Na Universidade Federal do Vale do São Francisco, parceira da "Semana do Bebê", acontecerá uma série de palestras e mesas redondas dirigida aos profissionais dos municípios envolvidos.
Durante toda semana as atividades seguem nas unidades de saúde da família, escolas, creches, CRAS, CREAS, que trabalharão temas como: amamentação, direitos das gestantes e dos bebês, cuidados com a puérpera, parto humanizado, direito de brincar, direitos das crianças e adolescentes, convivência e inclusão social.
O encerramento acontecerá dia 18 na Comunidade Indígena Truká, com a participação de crianças, adolescentes e seus familiares.