sexta-feira, 17 de abril de 2015

Secretaria de Educação do município de Sobradinho participa do II SEMINÁRIO DO PNAIC





Secretarias de Educação de Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho realizaram o II SEMINÁRIO DO PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , consolidando os cadernos estudados nas formações de Matemática do PNAIC em 2014.  O encontro pedagógico aconteceu na UNIVASF e a Secretaria Municipal de Educação, garantiu a participação da coordenadora GildacyTorres , das orientadoras  de grupo Morena Semente e Joselha Pires e de  mais 43 professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental.
O Seminário, que teve como tema: "Conhecimento, autoria e partilha: o professor alfabetizador autor da sua prática" contou com a participação dos Professores da UNEB - Drª Valquíria Borba e Luciano Bonfim, que falaram sobre "O desenvolvimento da leitura e da escrita na visão do PNAIC e sobre " Limites e possibilidades do professor para contribuir na efetivação dos objetivos do PNAIC".
Os educadores de Sobradinho contribuíram com a discussão em uma mesa redonda, relatando suas experiências exitosas na alfabetização e também conhecendo outras práticas de sucesso que podem ser aplicadas no cotidiano escolar, trazendo mais qualidade para a educação da rede municipal de ensino.  
O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O programa em Sobradinho é Mobilização.desenvolvido com muito compromisso e já apresenta resultados positivos, apoiando-se em quatro eixos de atuação: Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores; Material Didático e Pedagógico; Avaliações;
Gestão, Controle  Social.