sábado, 28 de março de 2015

Vazão do São Francisco será reduzida a partir de 1 de abril

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o IBAMA autorizaram a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a praticar vazão de 1.000 m³/s dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, nos dias úteis e sábados, no horário de 0h às 7h, e durante as 24h, nos domingos e feriados, conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) . A operação terá início no dia 1 de abril. 
A necessidade dessa prática visa à segurança hídrica dos usuários das águas da Bacia do Rio São Francisco em virtude da longa estiagem que vem ocorrendo  nos últimos três anos, ocasionando o baixo armazenamento nos reservatórios. Atualmente, a vazão mínima praticada é de 1.100m³/s, valor que vem sendo mantido desde o ano de 2013. 
Mais de quinhentos municípios ao longo da Bacia do Rio São Francisco são afetados por uma das maiores secas dos últimos 100 anos. Todas as medidas tomadas pela Chesf vêm sendo no sentido de preservar o nível dos reservatórios para o uso múltiplo das águas. 

As informações sobre a redução de vazão estão sendo comunicadas para poderes públicos estaduais e municipais, comunidades ribeirinhas e, também, para a mídia e podem ser acessadas no blog www.chesf.gov.br/riosaofrancisco/. O acompanhamento dos níveis dos reservatórios pode ser feito pelo portal da Chesf (www.chesf.gov.br).