sábado, 28 de março de 2015

O Senado enquadra a presidente




O Senado decidiu votar emenda constitucional que obriga  todo presidente da República a indicar um jurista,    no máximo em   90 dias, para qualquer vaga aberta  de ministro  do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma reação mais do que necessária à estranha delonga da presidente Dilma em ver preenchido o lugar  de Joaquim Barbosa, aposentado  em julho do ano passado. Os protestos do Supremo são conhecidos há muito, pois funcionando  com dez e não com onze ministros, seus trabalhos vem sendo prejudicados.
Fica difícil, quase impossível, perscrutar os motivos porque Madame não faz a indicação. Não será pela falta de cidadãos detentores de alto  saber jurídico  e reputação ilibada.   Até porque, poderia ser  selecionado um jurista amigo do governo, capaz de votar segundo seus interesses. Essas situações são comuns.
Agora que Renan Calheiros endossou a proposta, pode ser que a presidente demore ainda mais para indicar  o novo ministro, por capricho ou represália, mas quem  fica mesmo prejudicado é o Judiciário.  E nem ao menos o Executivo se beneficia. Afasta-se, como mesquinha, a hipótese de os senadores estarem decididos a rejeitar qualquer nome proposto, como parte do entrevero entre o Senado e o palácio do Planalto.  Fica no ar a indagação sobre a demora.
A conclusão a tirar de mais um capítulo da  novela do embate entre o governo e o Congresso é de parecer longe a trégua na Praça dos Três Poderes.  (Carlos  Chagas)