A Promotoria francesa disse nesta quinta-feira (26) que o copiloto do
avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses
assumiu o controle da aeronave e teria derrubado o avião de maneira
deliberada. Segundo a autoridade, ele estava respirando normalmente até o
momento em que a aeronave bateu nas montanhas.
O copiloto foi identificado como Andreas Lubitz, de 28 anos,
de nacionalidade alemã. Segundo o jornal "Bild", ele seria de
Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista
de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que
tenha sido um incidente terrorista.
O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou em uma entrevista coletiva
que os registros de áudio mostram que o piloto deixou a cabine e que o
copiloto se recusou a abrir a porta para a volta do tripulante.
Robin também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do
avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve
alerta de emergência vindo do avião, segundo o promotor.
Ainda de acordo com Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que
Andreas Lubitz estava bem e não parecia ter sofrido nenhum problema de
saúde, como um AVC. Ele disse que só nos últimos minutos da gravação se
ouvem gritos dos passageiros.
Segundo o promotor, durante os primeiros 20 minutos de voo, há uma
troca de cortesias e até mesmo brincadeiras entre o piloto e o copiloto.
Quando o piloto começa a preparar o procedimento para a aterrissagem em
Dusseldorf (Alemanha), o copiloto se mostrou mais "lacônico".
Depois que o comandante sai da cabine, o copiloto fica sozinho até o momento da queda.
"Por vontade própria, ele se negou a abrir a porta da cabine para o comandante", enfatizou.
"Ele não tinha nenhuma razão para impedir a volta do comandante ao
cockpit", contou ainda Robin, acrescentando que o piloto pediu várias
vezes acesso à cabine, sem obter resposta do copiloto.
Brice
Robin, o promotor de Marselha, fala sobre investigações em coletiva de
imprensa no sul da França. À direita, o general David Gaultier olha para
baixo com as mãos na cabeça (Foto: AP)
Sozinho na cabine, o copiloto "pressionou o botão de perda de altitude por uma razão que