domingo, 18 de janeiro de 2015

PCC movimenta mais de 100 milhões na China e EUA


Dinheiro da facção criminosa era lavado no Brasil por meio de farmácias e postos de combustível


Quase seis meses depois de fazer uma das maiores operações contra a facção criminosa PCC, o Primeiro Comando da Capital, a polícia de São Paulo descobriu que as ramificações financeiras do grupo vão além da América do Sul.
No fim do ano passado, Os investigadores da Polícia Civil e do Ministério Público apuraram que a organização tem movimentado contas em bancos dos Estados Unidos e da China.
É a primeira vez que recursos do grupo estariam fora do território sul-americano. Até então, a polícia apurava se havia elo com outras quadrilhas internacionais, mas cada uma atuando em seu próprio país.
Em uma primeira análise, a polícia constatou que, no período de um ano, cerca de 100 milhões de reais saíram de contas de empresas fantasmas para comprar drogas e armas que tiveram como destino os pontos de venda de droga, as chamadas bocas de fumo, de vários municípios paulistas.
O valor deve ser ainda maior, já que os policiais agora aguardam a quebra de sigilo de ao menos dez contas que estariam em nome de laranjas do PCC.  (Do El País - Afonso Benites)