quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Novo ministro dos Portos foi condenado por improbidade

Novo ministro dos Portos foi condenado por improbidadeIndicado pelo vice, Michel Temer, Edinho Araújo (PMDB) também foi multado pelo TCE-SP
Ex-deputado federal e ex-prefeito, ele não foi enquadrado como ficha-suja graças a uma decisão liminar do STJ
Da Folha de S.Paulo - Aguirre Talento
 O novo ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo (PMDB), já foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa --mau uso do dinheiro público. Indicado ao posto pelo vice-presidente, Michel Temer (PMDB), Araújo também já foi punido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) por uma dispensa de licitação considerada irregular. Os dois casos se referem às suas duas gestões como prefeito de São José do Rio Preto (SP), entre 2001 e 2008.
A condenação, determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, ocorreu em dezembro de 2012 e seria suficiente para enquadrar Araújo como ficha-suja pelos critérios da Lei da Ficha Limpa.
Mas ele conseguiu se reeleger ao cargo de deputado federal em 2014 porque obteve uma liminar (decisão provisória) no STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendendo os efeitos da condenação. Araújo foi condenado porque autorizou que empresas quitassem dívidas com a prefeitura realizando obras de pavimentação asfáltica, em vez de pagar o valor devido.