terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PT cearense não quer Ciro e Cid no partido. Só um



'Se vier, eu saio'

 As articulações para que o futuro ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), ingresse no PT – conduzidas pelo Palácio do Planalto – esbarram na resistência do PT cearense. Os petistas locais aceitariam, no máximo, a filiação de Cid, jamais a do seu irmão, Ciro.
Ciro tem problemas com o PT e com a própria Dilma. Durante a cerimônia de diplomação do governador eleito do Ceará, o petista Camilo Santana, Ciro – atual secretário de Saúde do Ceará – criticou profundamente as primeiras decisões da presidente após ser reeleita.
“Conservadorismo, incompetência e parece que ela está se comprometendo com valores que ela derrotou com a força do povo”, criticou Ciro. Os ataques, duros, foram feitos poucos dias antes da presidente convidar Cid Gomes para o Ministério da Educação.
Cid, que está cada vez menos confortável no Pros, tentou viabilizar um novo partido de centro-esquerda, no qual abrigaria 10 deputados federais e 20 estaduais. Mas PDT e PCdoB negaram apoio à empreitada.

Para entrar no PT, Cid precisaria do apoio do deputado José Guimarães, que comanda a legenda no Ceará. “Estou mais preocupado com a escolha do secretariado de Camilo Santana. Não existe nada sobre o Cid vir para o PT”, garantiu ele à coluna.

Existe ainda resistências da ex-prefeita de Fortaleza, Luisianne Lins. Ela já avisou que, se Cid e Ciro vierem para o PT, ela bate na porta do PSB em busca de abrigo.(De Denise Rothenburg - Correio Braziliense)