domingo, 16 de novembro de 2014

Polícia Federal tem provas que podem colocar Lula no centro do esquema de propinas da Petrobras








E-mails coletados pela Polícia Federal podem ser o polo incriminador de Lula, colocando-o diretamente no centro do escândalo de propinas da Petrobras.

Emails conseguidos pela PF mostram o pagamento de cerca de R$ 1,7 milhão à agencia de  publicidade Muranno, operação datada de 2010, a qual foi citada pelo doleiro Yousseff na delação premiada, e segundo informações do portal Vox, o doleiro teria afirmado que Lula foi o idealizador do negócio.

Ainda segundo informações do portal Vox, a quantia teria sido paga por Lula a Muranno depois de ameaçar denunciar o esquema de corrupção para a imprensa durante o período eleitoral de 2010, quando sua candidata Dilma era tida pelas pesquisas eleitorais como favorita ao pleito.


Assustado com a cobrança, Lula teria aconselhado José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, a utilizar dinheiro das empreiteiras – a comissão paga aos diretores e, posteriormente, repassada aos partidos políticos – para saldar a dívida.

Gabrielli teria acionado Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e, a exemplo do doleiro Yousseff (outro que aderiu à delação premiada proposta pelo Ministério Público), que por sua vez deveria resolver a questão, Costa acionou Yousseff para fazer, que vez o pagamento à Muranno.