sábado, 20 de setembro de 2014

Filho de Jáder esconde nome no pai na campanha




 Filho do senador Jader Barbalho (PMDB), Helder Barbalho, 35, encarna o grande projeto político do pai: assumir o governo do Pará, cargo já ocupado duas vezes pelo senador. Apoiado numa aliança com o PT, costurada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Helder faz uma campanha dissociada do pai: o sobrenome da família não aparece e Jader é uma referência distante. A disputa no Pará é acirrada. Segundo pesquisa Ibope, Helder está em empate técnico com Simão Jatene (PSDB), que tenta a reeleição. Também se igualam no segundo turno e em rejeição.
Em atividade recente na periferia da capital paraense, Helder corria pelas ruas, em tênis e jeans, para cumprimentar eleitores. Assessores e cabos eleitorais tentavam segui-lo, apontando moradores para receberem abraços. Os mais velhos citavam o pai do candidato, lembrança evidente no discurso de Helder, que tem o tom de voz e o jeito de falar do pai.
Jader, que renunciou ao Senado em 2001 e chegou a ser preso no ano seguinte sob acusação de desvios de recursos, só apareceu na propaganda de TV do filho no segundo dia, numa apresentação geral da família. (Da Folha de S.Paulo - Lucas Reis)