segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prefeito de Sobradinho se reúne com o Ministro do Desenvolvimento Agrário

 
O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti participou na última sexta-feira, 01, na UNIVASF em Juazeiro, do Seminário "Projetos Públicos de Irrigação e a Agricultura Irrigante Familiar, promovido pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Integração Nacional (MIN), Incra e UNIVASF. Luiz Vicente Berti, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco (CONTESF), recepcionou os Ministros Miguel Rosseto (MDA) e Francisco Texeira (MIN) no aeroporto de Petrolina- PE, quando teve a oportunidade de conversar com os dois representantes do Governo Federal sobre as necessidades e revindicações dos municípios da região.
O Prefeito de Sobradinho também entregou ao Ministro Miguel Rosseto um documento solicitando a manutenção e ampliação do Canal Serra da Batateira, para que atenda a uma extensa área de sequeiro que enfrenta sérios problemas no seu processo produtivo, já que as alternativas hídricas são escassas e os períodos de estiagem longos, comprometendo o desenvolvimento da agricultura familiar no município.
No documento o gestor também solicitou a implantação de uma adutora para o assentamento Vale da Conquista, que deverá atender as famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a liberação de uma escavadeira hidráulica, cujo processo já está em andamento no Ministério da Pesca.
" Não poderíamos perder essa oportunidade de dialogar com os Ministérios e trazer nossos pleitos. O Canal da Serra da Batateira, há mais de doze anos, não obteve ações de manutenção e reparos e precisa ser ampliado para promover o desenvolvimento da agricultura familiar e, consequentemente, trazer ganhos para a qualidade de vida das nossas comunidades rurais. O projeto básico de ampliação já está em fase de conclusão. O Ministro foi receptivo, quanto a esta demanda e sinalizou positivamente em relação a execução desta obra pelo INCRA", esclareceu Luiz Vicente Berti.
O Ministro Miguel Rosseto falou sobre a importância do Projeto e o compromisso do Governo Federal com sua ampliação. "Este Projeto é fundamental e importante. Recebi o Prefeito de Sobradinho, falamos sobre essa demanda e demonstrei para ele que temos compromisso com este projeto e com todas essas áreas que estão recebendo famílias e devem ter a capacidade de acolhê-las e serem áreas produtivas. Combinamos com o Prefeito que, num prazo de 40 a 60 dias, ele irá nos apresentar um projeto básico para que possamos ter uma noção mais técnica, conhecer a sua dimensão, o volume de recursos, para assim haver o investimento. Temos um compromisso total com este projeto" 
Após o Seminário, Luiz Vicente Berti acompanhou a comitiva dos ministérios numa visita ao assentamento do MST no Salitre.