quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobradinho encerra com sucesso a sua III Jornada Pedagógica


A III Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação do Município, aconteceu entre os dias 27 e 29 de janeiro, no Auditório Memorial da Chesf. Mais de 300 educadores das redes municipal, estadual e particular participaram do evento e debateram em torno do tema central: “Educar na Diversidade para Construir a Identidade pela Reorganização do Currículo”. A Jornada proporcionou debates importantes entre a comunidade escolar e os especialistas convidados, que abordaram temas atuais e relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e construção de um programa educacional de excelência no município.
No encerramento, o professor paulista Eduardo Shinyashiki, falou sobre os "valores humanos na integração da diversidade". Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação. "A escola precisa ser um ambiente, antes de tudo, de formação do cidadão e não apenas um espaço onde os conteúdos são repassados. Promover a cidadania é um papel da escola, que deve contribuir para que cada aluno se reconheça como um individuo que possui deveres e direitos e a partir disso ter a capacidade de desenvolver o senso crítico, ir em busca de seus projetos e sonhos", ressaltou Shinyashiki.
 Objetivo da jornada pedagógica foi alcançado e a avaliação foi extremamente positiva. Os temas envolveram os educadores que aumentaram a sua bagagem de conhecimento, o que vai melhorar, ainda mais, a prática pedagógica".
A secretária destacou algumas ações importantes que foram implementadas em 2013, a exemplo da ampliação alunos da rede municipal de 3.448 para 4.324, em 2013, que representou um acréscimo de 876 alunos. Outras ações foram: a contratação de 16 veículos para o transporte escolar e aquisição de dois ônibus, em 2012, os alunos contavam com apenas um ônibus; formação continuada para os professores; adesão a programas como "Universidade para todos", "Todos pela educação", entre outros; reformas de unidades escolares e aquisição de bens; e ampliação da merenda escolar, que agora inclui no cardápio itens como feijão e peixe. "Essas são apenas algumas ações que destacamos, entre as diversas intervenções feitas no primeiro ano da gestão Luiz Vicente Berti, que já apresentam resultados efetivos e já sentidos pela comunidade", disse a secretária.       
A técnica da Secretaria de Fazenda e Administração, Maísa Sanjuan, fez uma prestação de contas da pasta da educação, revelando números e apresentando para o público os investimentos no setor. "Mesmo com as dificuldades iniciais da gestão, cumprimos a nossa meta e aplicamos, fielmente,  os recursos federais e a contrapartida do município na melhoria do ensino em Sobradinho. Nosso objetivo é garantir o princípio da transparência nos processos e uma aplicação séria e responsável dos recursos destinados a educação", disse a técnica administrativa.
Luzinete Tavares, professora da rede municipal, comemorou a realização da jornada "Esse foi um grande momento de confraternização entre nós educadores. Fomos contemplados com a presença de palestrantes de renome e prestígio, que socializaram temas muito interessantes para nossa capacitação. Agora vamos levar o que apreendemos aqui para a sala de aula e garantir um ensino de qualidade”, disse a educadora. "A meta é avançarmos ainda mais, mas a comunidade já reconhece o nosso esforço e o compromisso da gestão em colocar a educação de Sobradinho no rumo certo", garantiu o prefeito Luiz Vicente Berti, que anunciou já para o mês de fevereiro a reforma geral e climatização do Centro Educacional de Sobradinho, que atende a aproximadamente 500 alunos. Os educadores continuarão reunidos, nas unidades de ensino, para o planejamento do ano letivo, que terá início no dia 03 de fevereiro.