quarta-feira, 24 de abril de 2013

Terminal Pesqueiro de Sobradinho entra em fase final de requalificação


As obras para a reestruturação do Terminal Pesqueiro de Sobradinho ficarão prontas no final deste mês de abril. Com a plena operacionalização do equipamento, mais de duas mil pessoas serão beneficiadas na região.  A requalificação do Terminal, acordo feito entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai permitir ainda um redimensionamento da capacidade produtiva da atividade, tendo também um efeito regulador no preço do serviço de fabricação de gelo oferecido aos pequenos produtores.
 “Estamos cumprindo com o cronograma estabelecido com o MPA e queremos devolver à região um equipamento capaz de contribuir para o efetivo desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para as milhares de famílias que vivem da atividade”, enfatiza o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, lembrando que antes de entrar em funcionamento o Terminal de Sobradinho vai passar por uma avaliação final feita por técnicos da empresa e do Ministério da Pesca.
Uma das principais intervenções feitas na unidade é a recuperação dos equipamentos de frio, possibilitando a regulação do preço do gelo para os produtores. Outro aspecto analisado para a readequação do terminal é o impacto social, ambiental e econômico do equipamento para a região. “Fomentar a atividade é oferecer as condições ideais para desenvolver o segmento”, ressalta Peixoto, acrescentando que ao dar uma nova modelagem e características a essa estrutura a Bahia Pesca impulsiona a atividade, melhorando as condições de vida dos ribeirinhos.