quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobradinho é palco do espetáculo “O Clamor da Natureza”

Sobradinho foi palco, no último final de semana, da apresentação cultural do Projeto Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura, numa parceria entre a associação de Artes Cênicas de Sobradinho e a prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. “O Clamor da Natureza é uma das ações propostas no Projeto Teatro e Conscientização Ambiental nas Margens do Velho Chico, que por onde passa emociona as plateias, pois em forma de verso rimados a representação teatral aborda a criação do mundo numa visão bíblica e a destruição do meio ambiente pela ação predatória do homem”, destaca uma das idealizadoras do projeto, Maria Rita  Souza.
Para uma plateia formada por estudantes, que lotou o Plenário da Câmara, a secretária municipal de Educação, Ducilene Kestering falou do empenho que o Governo a Força do Novo é a Energia do Povo tem reservado à arte educacional. Citou ainda como exemplo outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação junto aos jovens, como a Implantação da Educação de Jovens e Adultos. “O público sentiu-se mobilizado com as questões relacionadas aos problemas ambientais levantados no espetáculo. Além disso, os alunos das escolas públicas que são o alvo do projeto, ainda estão sendo presenteados por uma oficina de elaboração de poemas, tendo como inspiração a peça de teatro”, disse a secretária.
O jovem George Washington Amorim, que deu vida aos personagens Adão e Coronel, no espetáculo, diz que essa conscientização ambiental é muito importante, pois discute uma temática tão próxima, como a escassez de água e o desmatamento. “Vejo que as pessoas se emocionam de verdade. Fazemos que se sintam responsáveis dela degradação do meio ambiente”. Sobradinho, Lagoa Grande, Cabrobó, Casa Nova, Curaçá e Sento Sé, foram os municípios agraciados com o projeto.