quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sento-Sé: Mais três parques eólicos são inaugurados na Bahia



Três parques eólicos implantados pela empresa Brennand Energia na zona rural de Sento Sé, norte da Bahia, foram inaugurados nesta quinta-feira (11), pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Já em funcionamento, a energia elétrica produzida pelo parque, no total de 90 MV, chega às residências, indústrias e demais consumidores através de uma linha de transmissão com 58 quilômetros de extensão, ligando as referidas unidades a uma subestação coletora e, de lá, até à subestação de Sobradinho, juntando-se, assim, ao Sistema Integrado Nacional, que é operado na região pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf.

O governador Jaques Wagner disse que, na região atingida pela seca, a implantação da tecnologia dos parques eólicos é uma oportunidade para geração de emprego e renda e faz do estado um destaque internacional. "A Bahia tem grande potencial para produzir energia a partir do vento. Com os parques eólicos existentes no estado e os projetos que estão em implantação, a Bahia vai se consolidar como maior produtora de energia eólica da América Latina." Ainda segundo Wagner, o potencial de ventos do estado equivale à produção da usina de Itaipu, maior hidrelétrica do país.

A energia gerada a partir dos ventos é vista pelo ministro Fernando Bezerra como uma forma de minimizar os efeitos da seca. "Quantos mais o vento é usado para produzir energia, menos quantidade de água será necessária para essa finalidade, deixando-a disponível para o consumo humano, animal e para a agricultura".

Outros parques

Já foram inaugurados parques eólicos também em Caetité, considerado o maior da América Latina, e em Brotas de Macaúbas, que pode produzir energia suficiente para iluminar uma cidade do porte de Vitória da Conquista.