quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dilma evita comentar declarações de Dirceu sobre Fux

A presidente Dilma Rousseff (PT) evitou comentar a declaração feita pelo ex-ministro José Dirceu de que Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), prometeu que o absolveria no julgamento do mensalão.

O petista, condenado mais de dez anos no julgamento, também afirmou que foi assediado moralmente por Fux. Segundo Dirceu, enquanto fazia campanha para ser indicado ao STF, Fux lhe prometeu absolvição. Mas, durante o julgamento, não honrou a promessa e votou pela condenação.

Dirceu disse ainda que não participou das discussões para nomear Fux porque "como réu, tinha que tomar todos os cuidados para evitar" que as situação dele se agravasse. Afirmou também não acreditar que as promessas de Fux tenham influenciado na escolha de Dilma, que indicou Fux para o Supremo em 2011.

A presidente, contudo, não quis falar sobre as declarações de Dirceu. "A presidente não vai comentar", informou o Planalto na tarde desta quarta-feira (10), depois de ser questionada sobre o peso da promessa de Fux na escolha dele para ingressar no STF.

Em dezembro do ano passado, Fux admitiu à Folha de S.Paulo que procurou José Dirceu quando estava em campanha para ministro do STF. Mas, na ocasião, afirmou que não se lembrava que Dirceu era réu.