quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MItonho quer recursos do FGTS identificados e pagos a beneficiários



O vereador Mitonho Vargas ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores na tarde desta terça feira (20/11), para comunicar que estará em Salvador no decorrer da semana buscando informações sobre como os trabalhadores podem sacar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS que estão retidos na Caixa Econômica Federal – CEF, grande parte não identificado.
Mitonho lembra que estes recursos “mais de 60 bilhões em todo o País”, “não podem ser usados de nenhuma forma pela Caixa e se houvesse uma mobilização para identificá-los seriam injetados na economia, o que faz enorme diferença em uma cidade como Juazeiro”.
O vereador lembra que em 1989, com o Plano Verão e depois em 1990, com o Plano Collor os trabalhadores tiveram perdas equivalentes a quase 70% sobre os valores depositados a época e que nunca foram restituídos.
“Em 2001 e 2002 a Justiça determinou a correção e a devolução destes valores aos trabalhadores. Acontece que nem todos receberam e ainda há o problema da não identificação dos valores em depósito. Dependem de ações judiciais”
Além dos valores chamados de “expurgos inflacionários”, existem outros depósitos referentes à valores de multas e diferenças que independem da justiça e poderiam ser colocadas à disposição dos trabalhadores.
“Acredito que aqui em Juazeiro há centenas de trabalhadores que poderiam usufruir destes benefícios e que não tem conhecimento da existência destes recursos. Vamos ver o que é possível fazer para oferecer aos beneficiários condições de receber este dinheiro”. (Por Manoel  Leão)