segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Baixa capacidade da barragem de Sobradinho faz Chesf acionar termelétricas


O Nordeste terá até 40% da sua energia gerada por termelétricas, a partir desta segunda-feira (29), devido à falta de chuvas que deixou o reservatório de Sobradinho (BA) com menos água do que em 2001, quando o País passou por um apagão que resultou num racionamento de energia por causa da estiagem. Hoje, Sobradinho está com 35% da sua capacidade, enquanto em 2001 estava com 41%.
“Atualmente, não há problema porque temos um parque gerador maior do que em 2001. Se fosse depender apenas da chuva, a situação complicaria”, disse o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco.
Depois de 2001, várias térmicas, eólicas e pequenas centrais hidreléticas entraram em funcionamento. A região consome em média 9 mil megawatts médios (MW). O megawatt mede o consumo e importa cerca de 2 mil MW médios de outras regiões. O reservatório de Sobradinho e a sua cascata representam cerca de 90% de toda a água utilizada pela Chesf para gerar energia. A estatal produz,em média, 6 mil MW médios. O anúncio chega um dia depois do apagão que deixou 100% da região às escuras. (Foto/arquivo)  (Fonte Carlos  Britto)