domingo, 2 de setembro de 2012

EX-BISPO DE JUAZEIRO EM ESTADO DE COMA INDUZIDO





Logo agora que se iniciam as comemorações em louvor a Nossa Senhora das Grotas, recebo uma notícia não muito interessante para a comunidade cristã católica da nossa cidade. Encontra-se internado em estado grave no hospital Santa Monica, em Goiania-Go, o segundo bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza. Depois de uma cirurgia para tratamento de uma hidrocefalia (acumulação de liquido na cavidade craniana) o bispo teve seu estado de saúde agravado e encontra-se hoje respirando através de aparelhos, em coma induzido e se alimentando por sonda.
Breve histórico:
Dom José nasceu no Estado do Rio de Janeiro, em 1926. Foi professor de português no Seminário de Aparecida (SP), e entre 1966 e 1968 fez o Curso de Especialização em Catequese e Pastoral em Bruxelas. Voltando ao Brasil, trabalhou nas Missões em São Paulo, Minas, Paraná e Amazonas.
Em 1970 foi eleito Superior Provincial dos Missionários Redentoristas de Goiás e Distrito Federal.
Em 1975 foi ordenado Bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro.
Na ocasião, a construção da Hidroelétrica de Sobradinho tinha desalojado 72.000 pessoas. Dom José entrou logo na luta em defesa dessas pessoas. Foi a primeira das muitas lutas pelos direitos dos pobres do sertão na qual ele se envolveu, enfrentando inclusive a ferocidade da ditadura militar.
Sua capacidade de luta, seu sentimento de solidariedade com o povo excluído e sua intransigência na defesa dos direitos humanos, fizeram que ele fosse freqüentemente acusado (pelos mais favorecidos, é claro,) de ter uma atuação mais política que religiosa.
Desde que chegou a Juazeiro promoveu nove Pastorais Sociais (da Terra, da Criança, da Juventude do Meio Popular, da Mulher Marginalizada, da Saúde, dos Pescadores, Carcerária); criou o Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, com uma Biblioteca com 45.000 volumes, equipamentos de produção de rádio e televisão, jornalismo impresso, uma locadora com 2.000 títulos de vídeos para escolas e professores além de 3 programas de rádio semanais.
Foi o criador do projeto Cisternas Caseiras (para armazenar água de chuva), de tanto sucesso que o Ministério do Meio Ambiente pretende copiá-lo.
Dom José já prestou depoimento em numerosas CPIs, como aquela - sobre a grilagem na Bahia em 1977; na Comissão da Bacia do São Francisco em 1978, quando falou nos problemas causados pela construção da Barragem de Sobradinho – e na do Terror em 1981 entre outras.
Dom José participou de numerosos debates sobre a seca e a fome no nordeste.
Membro da Associação Bahiana de Imprensa durante seis anos seguidos Dom José recebeu o Troféu Mandacaru de Ouro, criado por um grupo de jornalistas da Bahia para homenagear os destaques do ano em política, economia, arte, cultura e religião.
Em 1992 publicou-se sua biografia em alemão, já traduzida e publicada e sob o título “O Bispo dos Excluídos: Dom José Rodrigues”.
Começou na Diocese de Juazeiro a ideia de construção de cisterna para captação de água de chuvas, que virou política publica do governo federal. Ideia de D. José.
A Pastoral da Mulher Marginalizada, criada por D. Tomaz, teve a sua consolidação no bispado de D. José.
Finalizando: Esta opção pela esquerda em Juazeiro no âmbito municipal, estadual e federal tem o dedo de D. José.
Vamos render preces a Nossa Excelsa Padroeira Nossa Senhora das Grotas pela a breve recuperação deste servo de Deus na terra, o nosso eterno bispo D. José Rodrigues de Souza. Fonte  Geraldo  José.