A busca de informação sobre a situação das candidaturas de Isaac Carvalho (PCdoB) e Joseph Bandeira (PT) na imprensa e no cartório eleitoral não tem gerado respostas esclarecedoras e aumenta a cada dia o clima de expectativa entre os eleitores e candidatos. Nos cartórios eleitorais funcionários e juízes eleitorais não dão pistas sobre o que pode acontecer em relação às duas candidaturas que ainda aparecem na página do TSE com a mensagem “aguardando julgamento”. A maior expectativa por parte da população no que diz respeito a essa decisão é que qualquer que seja a posição da justiça o efeito político será devastador.
O indeferimento da candidatura de Joseph o tira do processo, por enquanto, uma vez que ele já anunciou o desejo de recorrer em todas as instancias possíveis. O deferimento tira o PT e Irmão Francisco da vice de Isaac Carvalho. O deferimento de Isaac Carvalho, com Irmão Francisco de vice, garante o PT na coligação “Para Juazeiro seguir em Frente” e uma vitória da executiva estadual do PT no imbróglio com o diretório local.
A possibilidade de indeferimento das duas, Isaac Carvalho e Joseph Bandeira, anima os concorrentes, Márcio Jandir (PV), Paulo José (PSOL) e Janeleide Pereira (PSL) que já estão deferidos pela justiça em campanha aberta nas ruas. Qualquer que seja a decisão uma coisa parece certa: o imbróglio avança para outras instancias da justiça eleitoral e comum, prolongando as expectativas e prejudicando o processo de escolha dos eleitores.
A movimentação que aconteceu nos processos é que o Juiz Eleitoral abriu vista ao Ministério Público, às coligações interessadas e aos candidatos com prazo de 24 horas para manifestação sobre os documentos juntados pelo impugnado, só não diz qual dos candidatos.