segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ex-apadrinhado de Joseph(PT), Francisco Oliveira torna-se vice na chapa de Isaac Carvalho(PCdoB)


Francisco Oliveira (o segundo da direita para a esquerda) fez parte do grupo que compôs as “Força Militante” e “Militância Independente” derrotadas na convenção que decidiu pela candidatura própria do PT em Juazeiro

O delicado momento da escolha do vice na chapa do atual prefeito Isaac Carvalho(PCdoB) findou-se nos últimos momentos desta noite de domingo(1º). O nome apontado para compor a chapa como vice-prefeito é o do ex-vereador Francisco Oliveira, mais conhecido como “Irmão Francisco”.
Francisco foi vereador no início dos anos 2000 e surgiu politicamente do  grupo petista ligado ao ex-prefeito Joseph Bandeira, ao qual se opôs severamente nos últimos meses, tentando impedir candidatura própria do partido em Juazeiro.
Considerou-se delicado o momento, porque pleiteavam o cargo nomes que, dentro do contexto de coligação e troca de favores nos apoios, poderiam gerar prejuízo para a campanha de Isaac Carvalho.
Sabia-se que o nome teria de sair do grupo petista que se ligou a Isaac e declarou guerra ao próprio PT em Juazeiro, para impedir a candidatura de Joseph Bandeira à prefeitura.
Antes da escolha de Francisco Oliveira, cogitava-se, no grupo que se uniu para forçar a continuidade da coligação com o PCdoB, o nome da ex-secretária Célia Regina.
Desde que foi apontada pelo PT (inclusive pelo grupo ligado a Joseph Bandeira) para ocupar o cargo no Executivo, Célia colocou como um objetivo a ser alcançado estar na chapa de Isaac como vice. Para isso, afastou-se de seu grupo de base  no partido e, aliando-se ao secretário estadual ,Osmar Galdino (Jojó),  declarou verdadeira guerra contra a candidatura própria petista.
No entanto, pesava contra Célia o fato de ela ter despertado abertamente, no grupo petista aliado a Bandeira, o sentimento de traição.
Para os bandeiristas, Célia Regina( “que não era ninguém”, como eles  dizem) traiu os seus mentores políticos na primeira oportunidade que teve.
Como a intenção do grupo de Isaac Carvalho é tentar levar para si ao menos parte dos petistas que lutam pela candidatura de Bandeira, o nome menos maculado na batalha dos últimos meses e  talvez capaz de  agregar outros petistas foi o do “irmão Francisco”.
Mesmo diante da inevitável composição do PCdoB com o PT na chapa, a atual vice-prefeita  Gorete Alcântara, já havia declarado o intento de  continuar no cargo, apesar de ter  sido pouco valorizada durante todo o mandato de Isaac e  pouco ou quase nada tenha participado das decisões do Executivo municipal.
Fato é que a cruzada do grupo petista para afastar Joseph Bandeira da disputa tinha que ser recompensada. E, nessa conta, Gorete não tinha crédito algum.