sábado, 5 de maio de 2012

Catadores de lixo são contratados para atuar como agentes de limpeza pública



O secretário de Serviços Públicos, Paulo Bomfim, esteve nesta sexta-feira (04), na área do antigo lixão, hoje um aterro controlado de resíduos, para firmar acordo entre o governo e os catadores, modificando oficialmente a função atual dos catadores de lixo para agentes de limpeza da Prefeitura de Juazeiro com atuação em via pública.
Na oportunidade foi informado aos trabalhadores junto ao representante do movimento dos catadores, Raimundo da Silva, sobre os benefícios oferecidos com a mudança da atividade, onde passarão a ter remuneração fixa, carga horária estabelecida, direito a décimo terceiro salário e férias. Além disso, aqueles que moram no lixão terão auxílio-moradia, onde passarão a receber a despesa de um aluguel, e todos os 65 catadores cadastrados receberão por 90 dias uma cesta básica podendo ser prorrogada por 6 meses. “Estamos fazendo um levantamento de todos que são beneficiados por algum programa social, como o bolsa família, por exemplo, a fim de constatar quem está fora desses programas, para, assim, ser inserido”, afirma Paulo Bomfim.
O secretário ainda colocou as vantagens da ação: “O lixão de Juazeiro existe a mais de 15 anos e era um espaço degradante. A retirada dos catadores significa uma maior recuperação ambiental, atividade regular e sem mais degradação”, disse. A partir da semana que vem um caminhão estará incluso nessa nova organização, com o intuito de auxiliar o trabalho da limpeza pública na montagem do programa municipal que consiste na coleta seletiva em Juazeiro.