sexta-feira, 27 de abril de 2012

Joseph Bandeira perde indicações de cargos em Juazeiro no governo do estado para deputado Roberto Carlos

Começou a dança das cadeiras em cargos de confiança e comissionados do Governo da Bahia, em Juazeiro.
Nesta semana, o então coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que funciona no Shopping Águas Center, Wilson Matos, indicado pelo ex-prefeito e suplente de deputado federal Joseph Bandeira (PT), foi exonerado do cargo. Em seu lugar assumiu Clériston Calber, numa indicação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT)/(foto), que apesar do desgaste com o operação “Detalhes”, da Polícia Federal, mostra que continua com prestígio junto ao governador Jacques Wagner.
Além do SAC, nos próximos dias Roberto Carlos deve indicar nomes para o comando da Coordenação Regional da Secretaria de Trabalho e Emprego (Setre) e da 8ª Ciretran, que tem à frente o capitão Edvaldo Bonfim (outro indicado por Bandeira).
Alguém pode até imaginar que se trata de retaliação a Bandeira, que insiste em ter a sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro oficializada pelo PT, mas a versão do próprio Roberto Carlos é outra.
De acordo com pessoas ligadas ao parlamentar, as mudanças estavam acertadas desde o ano passado, mas somente se concretizam agora porque Bandeira não possui mais mandato e por isso perde a prerrogativa de indicar os ocupantes dos cargos. Mesmo assim, ele ainda fica com pelo menos três cargos importantes: a direção da 15ª Diretoria Regional de Educação (Direc 15), a coordenação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a gerência regional da Companhia de Ação Regional (CAR).
Há quem diga que quem está de olho nestes cargos é o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), aliado do prefeito Isaac Carvalho, e o segundo da base mais bem votado em Juazeiro em 2010 - ficando atrás só de Bandeira. Aí novamente a desculpa não tem nada a ver com eleições 2012, e sim com o resultado das urnas em 2010.
Sem mandato, Bandeira perde privilégios. Talvez por isso ele quer tanto voltar a ser prefeito.