quinta-feira, 26 de abril de 2012

Médicos de 12 estados rebelam-se contra planos de saúde


Médicos de 12 estados do Brasil vão paralisar o atendimento hoje, Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, para reclamar contra os baixos honorários e a interferência dos planos na relação entre médico e paciente.
Na terceira mobilização no intervalo de um ano, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos, mas consultas eletivas pelos planos de saúde serão suspensas em Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina.
Os médicos pedem que os planos reajustem anualmente os honorários, que paguem multa se atrasarem o pagamento e que haja uma justificativa formal para as negativas de pagamento.
O Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos também reforçaram o pedido para que as empresas de saúde suplementar negociem as reivindicações com os médicos.
Usuários da saúde suplementar enfrentam vários problemas em relação aos planos de saúde: demora no agendamento de consultas, cobertura de exames, demora no atendimento das emergências e falta de vagas nos hospitais.