sábado, 18 de fevereiro de 2012

Guitarra baiana surgiu como uma brincadeira


Um instrumento musical transformou o carnaval da Bahia há muitos anos. Mas nem todo mundo conhece. O chamado pau elétrico é a origem da guitarra baiana.
O pai do fricote e criador do axé se considera um artista privilegiado. Como muitos outros músicos baianos, Luiz Caldas é um dos herdeiros do pau elétrico.

"Para quem não sabe, uma coisa interessante: o trio elétrico foi inventado por causa do pau elétrico", garante o cantor Luiz Caldas.

A invenção foi tão bem recebida que Moraes Moreira fez uma música só para contar a história de Dodô e Osmar.

O braço do violão se juntou a um pedaço de madeira e quatro cordas.
"O solista era meu pai. Era o Jimi Hendrix do pau elétrico. Ele e Dodô fizeram esse frevo, que era o frevo do trio elétrico da época", conta o guitarrista Armandinho.

O filho de Osmar se encarregou de aperfeiçoar o instrumento. Armandinho acrescentou uma quinta corda e mandou fazer uma guitarra do tamanho do cavaquinho. Assim nasceu a guitarra baiana.

"Puxa vida, começou assim. Eu fui transformando, fui fazendo tudo isso. E hoje ela é isso aqui e tem tantos seguidores", comenta Armandinho.

Seguidores até das novas gerações. “Tem um ano que eu fui apresentada à guitarra baiana, mas já virou a minha mais nova paixão”, conta a guitarrista Marcela Martinez.
Quem diria. Era só uma brincadeira de Dodô e Osmar, em cima de uma velha fobica.

Há 62 anos, o som da fobica se espalhava por um raio de 100m, no máximo. Já era uma revolução. Nem o inventor da guitarra baiana, muito menos os criadores do pau elétrico, imaginavam que esses dois instrumentos fossem transformar o carnaval da Bahia em uma festa tão grande.

Este ano, são mais de cem trios elétricos arrastando o pagode, o samba, o axé