A população da sede e do interior completamente assustada e desesperada com a falta de segurança no município de Sento Sé, na região norte do estado. É o terceiro maior em extensão territorial com aproximadamente 12.387 quilômetros quadrados. A Policia Militar tem apenas uma antiga viatura, veiculo tipo Meriva, A Policia Civil também só conta com uma viatura. A cidade com maior contingente de policiais é Juazeiro, distante 200 km, sendo 102km de chão batido, que favorece a ação dos bandidos, e mais, tem estradas carroçais que servem de entrada e fuga para municípios da micro-região de Irecê e Chapada Diamantina. Nos últimos dias a situação é cada vez preocupante e a insegurança e o pavor toma conta da cidade.
Quem tem que se deslocar até Juazeiro, para resolver problemas, quer seja em veiculo próprio ou de ônibus se sente amedrontada, já sai de casa pedindo a proteção a Deus, com orações e rezas.
Recentemente cinco elementos fortemente armados tomaram de assalto um veiculo nas proximidades do povoado do Piri. Três dos bandidos fugiram em um veiculo Santana de cor branca, não localizado pela policia, apesar de todo empenho dos policiais e ajuda da prefeitura. Outros dois foram capturados e estão recolhidos na cadeia pública local. Na madrugada de Quarta para Quinta-feira, uma tentativa de seqüestro do Gerente da única agencia bancária da cidade, por 10 homens fortemente armados com fuzis. Ontem, o senhor Adailton Moreira e seu pai vinham de Casa Nova e foram perseguidos por dois elementos em uma moto logo após o Piçarrão, por volta das 11 horas da manhã. Tiveram que correr risco de vida implementando uma velocidade superior a 100 quilometros por hora para não serem alcançados. Um pouco mais à frente, um veiculo parado na pista e dois elementos vinham saindo do mato ás pressas. Hoje pela manhã, em um encontro na Câmara de Vereadores, o Presidente da Associação de Pescadores da Aldeia, Joaquim Vale, disse que no ultimo final de semana, vinha no ônibus de Juazeiro para Sento Sé, quando dois elementos de moto, interceptaram o mesmo, colocaram uma moto na frente do ônibus, obrigando o motorista a parar o veiculo. Segundo Vale, a sorte é que, três policiais à paisana, estavam no interior do ônibus, mandou o motorista parar o veiculo, e já desceram com armas em punho. Os elementos correram para dentro do mato, foram alcançados e como estavam sem armas, foram liberados.
A verdade é que os homens da Policia Militar e Civil não medem distancias no exercício da profissão, mas precisam ter condições de trabalho por parte do governo do Estado, que quase nada tem feito em Sento Sé.
A nossa sugestão é que sejam instalados Postos Policiais, com toda estrutura necessária, com viaturas, rádios comunicadores e outros equipamentos, em três pontos estratégicos do município de Sento Sé. Piçarrão, Quixaba ou Lages e Ponta D’Água . Igualmente, o Governo do Estado, pelo ao menos cumpra urgentemente a promessa feita em praça pública, com a construção dos 102 quilômetros restantes da BA 210, trecho entre Sobradinho até o Povoado de Quixaba em Sento Sé.
TRANQUILIDADE:
Desde ontem, 01 de Setembro, encontra-se na cidade a Companhia da Caatinga – CEPAC, reforçando o policiamento. O que traz certa tranqüilidade. Álias, quando era freqüente a presença da CEPAC no município, tínhamos relativa segurança.