sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula só decide hoje como cumprirá ordem de prisão





Petistas defendem que ex-presidente não se entregue e deixe a polícia prendê-lo em sindicato
Dimitrius Dantas e Sergio Roxo – O Globo
O ex-presidente Lula só deve decidir nesta sexta-feira como cumprirá a ordem de prisão determinada pelo juiz Sergio Moro. Um grupo de petistas defende que ele não se entregue e deixe a polícia prendê-lo na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. Nesse caso, o líder petista passaria no meio de um cordão humano.
- Foi uma prisão ilegal, ainda faltava o tempo dos embargos dos embargos, então, se é isso mesmo que estão fazendo, eles que venham aqui no meio do povo. É a minha posição - disse o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), um dos defensores da estrategia.
Reservadamente, a ideia também é defendida por outras outras lideranças.
- Vai ser com um mar de gente aqui na frente. Quem se entrega parece que tem culpa e não é o caso do presidente Lula. Vamos ter uma imagem para rodar o mundo e o Brasil - acrescentou Lindbergh.
Lula tem conversado com aliados sobre o que deve fazer, mas ainda não anunciou a sua decisão. O ex-presidente está no segundo andar do prédio, recebendo líderes políticos do PT, PSOL e PCdoB, e metalúrgicos. O petista está animado, mas deve ir para casa para descansar e voltar no começo da manhã. Algumas pessoas entraram no sindicato com colchonetes. Estão no local os pré-candidatos a presidente Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela d´Ávila (PCdoB).
Quando a ex-presidente Dilma Rousseff desceu ao saguão do prédio, os manifestantes reunidos no local inciaram um grito em coro "Não vai prender, vai ter luta".