A crise gerada pelo governo Dilma Rousseff que a levou ter
uma imagem negativa perante o eleitorado, está, também, corroendo a
visão que os eleitores têm de Lula, que antes era considerado “o melhor
presidente que o Brasil já teve”. De acordo com o Datafolha, em
pesquisa, a imagem de Lula desabou nada menos de 21% e, a cada mês, o
seu prestígio encolhe. Dilma leva de roldão o PT, partido que nos
últimos tempos mais perdeu em relação à imagem, além de estar dividido e
em situação difícil no Congresso Nacional. Na última pesquisa realizada
semana passada pelo Datafolha, a presidente Dilma havia ficado
praticamente com os mesmos percentuais negativos do mês anterior. A
consequência sobre Lula está também em função da perda de substância do
partido que fundou, o PT, e da sua retração pública porque, se tentar
ficar em exposição, a tendência é que o seu prejuízo de imagem seja
muito maior. A queda de Dilma está em todas as classes sociais e em
todas as regiões, especialmente no Nordeste que, em razão da crise
gerada por não ter dito no período eleitoral o que estava por vir.
Realizou uma campanha eleitoral exatamente inversa à realidade que agora
se observa, marcada por mentiras. A crise brasileira alcança todas as
camadas, atingindo mais intensamente a classe de menor poder aquisitivo,
em consequência da inflação e do desemprego. (por Samuel Celestino)