Apesar de o deputado federal Nelson Pelegrino e do governador Jaques Wagner defenderem constantemente que ainda há tempo para conseguir apoios dos partidos da base que anunciaram o lançamento de pré-candidatos, pelo menos o PCdoB insiste que, desta vez, terá candidato a prefeito em Salvador. Segundo o presidente municipal do partido, Geraldo Galindo, a sigla é a primeira a marcar convenção, prevista para o dia 17 de junho. Durante o evento, a candidatura de Alice Portugal será homologada.
Dentro do PT, o único feliz com essa decisão é o deputado Joseph Bandeira, pois com a candidatura de Alice cai por terra toda e qualquer reciprocidade do seu partido com a unidade da base em Juazeiro.
Com esse cenário, o PCdoB mostra que não quer o apoio do PT em Juazeiro, já que a condição de tentar acalmar o ex-prefeito e Alice não vão abrir mão em favor de Pelegrino. Caso o partidão, como antigamente o PCdoB era conhecido por ser um partido de luta, mantenha Alice na corrida ao Palácio Thomé de Souza, poderá perder o Paço em Juazeiro, porque a grande força politica de Joseph nessa eleição é de conhecimento de todos.
Mesmo sendo ‘persona non grata’ para a direção estadual do PT, Joseph pode receber o apoio de todas as tendências partidárias.