Os reeeducandos que tiveram direito ao regime semiaberto ou foram autorizados pelo juiz a sair dos presídios de Canhotinho, Petrolina e Itamaracá vão ser monitorados através de tornozeleiras eletrônicas.
O governador do Estado, Eduardo Campos, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos, localizado em Santo Amaro, no Recife, onde 40 técnicos especializados controlam o deslocamento dos beneficiados pelo regime.
A nova tecnologia estava em teste desde agosto. O gerente do Centro de Monitoramento, Renato Pinto, conta que 400 reeducandos que foram liberados na sexta-feira (4), para passar o final de semana com a família, estão sendo monitorados. “Eles tem até a terça pela manhã para se reapresentar ao presídio”, explica, acrescentando que, no total, 1.000 pessoas estão utilizando o equipamento. O governador ressalta a importância desse monitoramento para a ressocialização desses indivíduos. “Eles têm como provar a sociedade que estão aptos a voltar ao convívio social, que não infringiram mais nenhuma lei”, defende Campos.