No período, os pagamentos ficarão suspensos para que seja feita uma “avaliação da regularidade” da execução dos convênios firmados até o último dia 16 de setembro. De acordo com o Blog do Planalto, o decreto entra em vigor nesta segunda (31), quando será publicado no “Diário Oficial da União”.
“A avaliação de regularidade da execução [pelos órgãos e entidades da administração pública federal] deverá ser realizada no prazo de até trinta dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, período no qual ficam suspensas as transferências de recursos a entidades privadas sem fins lucrativos”, diz o artigo 1º do decreto.
As denúncias que resultaram na demissão de Orlando Silva do Ministério do Esporte – e na substituição dele por Aldo Rebelo – são relacionadas a supostas fraudes nos convênios do ministério com entidades privadas.
ONGs que mantêm parcerias com o ministério estariam sendo utilizadas para desviar dinheiro público para o PC do B, partido do ex-ministro e do sucessor – Orlando Silva sempre negou.