quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Prefeito de Juazeiro acompanha eleições de gestor, vice e coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino





Nesta quarta-feira (13), o prefeito Paulo Bomfim acompanhou de perto as Eleições 2017 para Gestor, Vice-Gestor e Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. O prefeito, juntamente com a comitiva, cumprimentou os pais, servidores, alunos, fiscais e toda equipe trabalhando em mais um processo democrático da gestão escolar.  
“A escolha dos dirigentes escolares começou a acontecer através do voto, no primeiro mandato do ex-prefeito Isaac Carvalho, e a nossa gestão está dando continuidade, consolidando a gestão democrática da Educação de Juazeiro. Conversei com alguns pais e alunos e percebi como eles estão satisfeitos em poder escolher mais uma vez a melhor equipe que vai gerir a escola do seu filho e da comunidade durante quatro anos. Quero desejar boa sorte a todas as chapas que estão concorrendo”, disse o prefeito Paulo Bomfim.
A mãe, Maria Auxiliadora dos Santos e a filha, Vitória dos Santos compareceram à Escola Argemiro José para votar e ajudar a escolher a melhor chapa que vai gerir a unidade nos próximos quatro anos. “Essa é a terceira eleição que eu participo, e acho muito importante os pais e os alunos escolherem a equipe da direção da escola. Minha filha estuda aqui desde pequena, então ela também sabe quem vai fazer melhor pelos alunos e pela escola. O prefeito está de parabéns pela melhoria na Educação da nossa cidade”, avaliou. Vitória também gostou da oportunidade de votar. “Tenho 15 anos, é a primeira vez que vou votar para escolher quem vai cuidar da nossa escola. Acredito que votei na chapa certa”, disse a aluna da Escola Argemiro José.
De acordo com o Edital, estão aptos a votar os alunos com idade igual ou superior a 12 anos, pais ou responsável legal pelo estudante regularmente matriculado, servidores públicos municipais estáveis e/ou efetivos, em exercício de suas atividades. Serão escolhidos candidatos de 127 unidades escolares da Rede Municipal.
A presidente da Comissão Eleitoral Central do Processo de Eleição, Mary Adriana Evangelista informou que no total estão aptos a votar 56.967 mil pais ou responsável legal, 17.388 mil alunos e 3.059 servidores e professores. “Estamos vivenciando a democracia onde pais, alunos e toda a comunidade escolar fazem a escolha do seu gestor e vice, e nessa eleição com uma novidade, o coordenador pedagógico também faz parte da chapa. A eleição ocorreu tudo dentro da normalidade, agora é esperar a homologação que sairá no dia 20 de dezembro”, informou Mary.
O processo de escolha dos candidatos acontece em quatro etapas. Na primeira etapa, a prova escrita foi de caráter seletivo e eliminatório, onde os candidatos às funções de Gestor Escolar e Vice-Gestor se submeteram a uma prova de conhecimentos e habilidades gerenciais, e os de Coordenador Pedagógico fizeram prova de conhecimentos e habilidades pedagógicas; a segunda etapa foi a avaliação psicológica. A eleição é a terceira etapa, e por fim a posse dos eleitos, que acontecerá em fevereiro de 2018.
 
Emanuelle Lustosa/SEDUC