terça-feira, 25 de julho de 2017

TVE Bahia desliga sinal analógico nesta quarta-feira, 26




Emissora pública está disponível no canal 10.1 em HD



Nesta quarta-feira (26) o sinal analógico da TVE será desligado após 31 anos no ar. De acordo com a emissora, primeira a desligar o sinal na capital baiana, a manutenção da data determinada inicialmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações se deve a crescente quantidade de domicílios baianos aptos a receber o sinal digital. Na madrugada de quarta-feira (26), às 00h, a transmissão analógica sai do ar e os telespectadores de Salvador e mais 19 municípios poderão acompanhar a programação da emissora exclusivamente pelo canal 10.1 em HD.

A decisão foi confirmada pelo diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, em reunião realizada em junho com a Seja Digital, instituição responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. “Decidimos manter a data inicialmente estabelecida porque a Seja Digital apresentou um percentual elevado da população já apta a receber o sinal digital e a TVE já está disponível desde dezembro de 2013”, explica. No novo cronograma previsto pelo Ministério, o sinal analógico das emissoras de TV de Salvador será desligado até 27 de setembro deste ano. 

Durante 30 dias, quem sintonizar a TVE no canal analógico vai encontrar uma mensagem informando que a transmissão foi encerrada e a orientação para sintonizar o canal digital. 

Os beneficiários de programas sociais do Cadastro Único do governo federal, como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, tem direito a receber kits gratuitos para terem acesso a TV Digital. Os interessados devem acessar o site http://www.sejadigital.com.br, com o Número de Identificação Social (NIS) ou ligar para 147 para agendar a retirada.