quarta-feira, 12 de julho de 2017

Tripoli: maior parte do PSDB é favorável à denúncia


Câmara dos Deputados

Folha de S. Paulo - Luiza Franco

A maior parte da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados é a favor da admissibilidade da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra o presidente Michel Temer, disse, nesta terça-feira (11), o líder da bancada, o deputado Ricardo Tripoli (SP).
Na última segunda-feira (10), o relator da denúncia na CCJ, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), deu parecer favorável à denúncia contra o presidente. O parecer, agora, precisa ser aceito ou rejeitado por maioria dos presentes à sessão. A CCJ tem 66 integrantes.
O parecer começará a ser discutido nesta quarta (12) para, então, ser votado. Depois disso, segue para o plenário.
O PSDB é o principal aliado do PMDB na coalizão de Temer e tem a quarta maior bancada na Câmara, com 46 deputados.
O partido já havia liberado seus sete deputados membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para votarem como quiserem na comissão, sem a obrigação de acompanhar uma decisão partidária.
Uma reunião de mais de quatro horas, nesta terça (11), acabou sem uma definição sobre como o PSDB como um todo vai se posicionar diante da denúncia no plenário – se liberará ou não a bancada.
"A maioria dos deputados são pela admissibilidade. Terminada a votação na CCJ, vamos nos sentar para ver o que é melhor, se cada um vota por sua própria responsabilidade ou se buscamos uma solução de maioria", disse Tripoli.
Foi perguntado a ele o que teria motivado a posição dos deputados.
"Cada um foi analisando por si só. Alguns assistiram CCJ, foram vendo os fatos. O relator é do PMDB e é pela admissibilidade, então fica difícil cobrar reciprocidade num momento destes", respondeu.