sexta-feira, 7 de julho de 2017

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL



HGE promove a 1ª Jornada Interdisciplinar de Queimaduras

Atualizar profissionais e estudantes da área da saúde sobre o cuidado com as queimaduras é o objetivo principal da realização, no dia 19 deste mês, das 7h30 às 17h, no auditório do Hospital Geral do Estado (HGE), da 1ª Jornada Interdisciplinar de Queimaduras do HGE. Na oportunidade, a equipe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado vai apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais no atendimento aos pacientes vítimas de queimaduras.

O encontro será aberto às 8h, pelo diretor geral do HGE, André Luciano Andrade, e terá, em seguida, a palestra “Desafios e resultados iniciais de um novo CTQ”, com o chefe do CTQ, Marcus Vinicius Barroso. Na programação constam mesas redondas para discussão dos seguintes temas: Trabalhos científicos; O paciente queimado grave e os desafios no manejo clínico; Contextualização do trabalho do enfermeiro no CTQ e Tratamento de queimaduras.

Entre os assuntos para debate estão: Versatilidade do Groin Flap no tratamento de queimaduras elétricas em mãos e o Perfil de cirurgias realizadas no CTQ do HGE, com o médico Paulo Plessin Filho; Avaliação do perfil epidemiológico e taxa de mortalidade dos pacientes internados na unidade de alta complexidade do HGE, com o médico Haroldo Sampaio; Complexidade Assistencial de um CTQ: uma análise da escala Fugulin e Prevenção de LP em pacientes queimados: da UTI à Unidade de internação, com as enfermeiras Laís Nascimento e Ednalva Heliodoro, respectivamente; O uso das células tronco no tratamento de lesões cutâneas, com o médico Valber Menezes.

De acordo com o médico Adson Figueiredo, um dos idealizadores da Jornada, esta será a primeira, mas outras jornadas virão porque, segundo ele, é muito importante atualizar sempre os profissionais e transmitir novos conhecimentos. “Neste encontro, vamos também apresentar o nosso CTQ do HGE, que em outubro estará completando um ano de funcionamento. Estamos conseguindo atingir os nossos objetivos que é, em primeiro lugar oferecer o melhor tratamento possível e humanizado aos pacientes vítimas de queimaduras de diversos tipos”, explica o cirurgião.

A 1ª Jornada Interdisciplinar de Queimaduras do HGE tem como público alvo os profissionais e estudantes da área de saúde. São 120 vagas e para a pré-inscrição, os interessados devem enviar um e-mail para: jornadaqueimaduras@gmail.com