quarta-feira, 5 de julho de 2017

Casa Nova: Montagem da 28ª Festa do Interior em ritmo acelerado



Palcos, toldos, stands de exposição, passarelas estão em ritmo acelerado de montagem no espaço de eventos da cidade de Casa Nova para a realização da 28ª Festa do Interior que acontece neste final de semana, entre os dias 07, 08 e 09.
O amplo espaço terá dois palcos, duas dezenas de toldos que abrigarão as localidades e distritos com barracas, haverá stands de diversos órgãos como SEBRAE, BNB, Banco do Brasil, CEF, Secretarias de Agricultura do Estado e Municipal.
O prefeito Wilker Torres, esteve no espaço na manhã desta terça-feira e foi informado que a montagem está dentro do prazo previsto e estará concluída ainda na manhã de sexta-feira, comentou: “faremos uma festa à altura do Povo de Casa Nova. Respeitando as tradições, resgatando o espírito e a idéia inicial da primeira festa, com representatividade de nossas comunidades”.
O prefeito destaca ainda um aspecto desta 28ª Festa do Interior: “Teremos representações das associações comunitárias das localidades e a presença do Banco do Nordeste e Banco do Brasil para incentivar negociações e créditos no período da festa. O principal é a festa, mas vamos aproveitar o tempo e aproximar nossas associações de pequenos produtores e os bancos que oferecem crédito rural”.
 A Festa do Interior, realizada sempre na primeira quinzena de julho, logo após o encerramento das festas juninas, foi idealizada a mais de trinta anos, pois houve três anos em que não aconteceu, para integrar as comunidades e distritos de Casa Nova. 
Município com mais de 9.500 quilômetros quadrados, com comunidades e distritos distantes 200 quilômetros da sede, a idéia de juntar em três dias de festa todas as localidades de Casa Nova, para que apresentassem suas atividades econômicas, o folclore, tradições e, principalmente, a culinária, cresceu a ponto de a cada ano entre 30 a 40 mil pessoas passarem pelo espaço de eventos da cidade. 
“Neste ano nos voltamos para nossas comunidades, desde a escolha da rainha da festa, até a comida e a bebida que será comercializada. As atrações foram pensadas para agradar a todos os gostos e abrimos e ampliamos os espaços para artistas locais e regionais. Além disso durante os dias da festa teremos apresentações artísticas e culturais das comunidades. Será uma festa de Casa Nova, integrando nossa gente” – diz o prefeito.
“Queremos a presença de todos, como sempre acontece na Festa do Interior. Aqui é um espaço livre, aberto, seguro,  de paz e alegria. Todos:  casanovenses, juazeirenses, petrolinenses, nossos vizinhos de Remanso, Pilão, Sobradinho e Sento Sé, da Bahia inteira, como é costume. A Festa do Interior é integração e encontro.  Pensada e realizada para aproximar, unir e divertir. Este ano vamos mostrar à Bahia e ao Brasil as riquezas de nossa terra”. 
Programação: Sexta Feira, 14:00 horas, visita do Governador da Bahia Ruy Costa, acompanhado dos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) ao espaço da feira, barracas da comunidades e stands. À noite,  abertura da festa e shows de Ana Costa, Ciel Rodrigues, Dorgival Dantas e  Flávio Leandro; no sábado apresentações culturais, comida típica durante o dia nas barracas e à noite shows de Chicana, Zefa de Zeca, Solange Almeida e Targino Gondim. No domingo o dia inteiro de apresentações, mostra de produtos regionais, apresentações folclóricas e à noite shows com a Banda Forrozão das Antigas, Leo Santana, Tayrone, Lenno e Ney Alves. 
Manoel Leão Ascom PMCN