sábado, 24 de junho de 2017

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


A população feminina de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Malhada, Remanso e Sobradinho começa a ser atendida a partir desta segunda-feira, 26 de junho, pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Locais de atendimento
Em Malhada, o atendimento começa no dia 26 e prossegue até o dia 30 de junho. A unidade móvel estará estacionada na Praça Santa Cruz. A Sesab, através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para 726 mulheres que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, período preconizado pelo Ministério da Saúde. Como de maior incidência de câncer de mama.

 Em Remanso, o atendimento do Saúde sem Fronteiras vai  do dia 26 de junho, até 12 de julho, para 2.100 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Rua José do Carmo.

Em Sobradinho, serão 1.364 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará estacionada na Avenida José Balbino de Souza, Vila São Joaquim, em frente à Prefeitura Municipal. O atendimento começa também no dia até o dia 26, prosseguindo até o dia 6 de julho.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.