quarta-feira, 21 de junho de 2017

Fernando Filho lança centro de pesquisa em Petrolina



O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho lançou, hoje, o projeto do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que será o mais importante polo de conhecimento científico e tecnológico desta matriz energética no semiárido brasileiro. O ato foi realizado no auditório do Sest/Senat da cidade sertaneja e contou com as presenças do presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) Sinval Gama, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), do prefeito Miguel Coelho e do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB). Além do Cresp serão instaladas placas fotovoltaicas na região para pesquisa e captação de energia solar. O investimento total, que está sendo realizado pela Chesf, é de R$ 210 milhões.

“Temos no semiárido brasileiro um enorme potencial para a exploração de energia solar e eólica e é fundamental que possamos desenvolver esta capacidade, para gerar riqueza e oportunidades para o Nordeste e uma energia mais limpa e segura para o Brasil”, afirmou o ministro. O projeto vinha sendo debatido pela estatal desde 2012 e para Fernando Coelho Filho o grande diferencial da iniciativa está na formação profissional. “Nos próximos anos Petrolina se tornará destino internacional para pesquisas de mestrado e doutorado, isso é muito importante porque qualifica nossas universidades”, destacou.
A primeira etapa do projeto é a construção de uma planta fotovoltaica para geração de energia elétrica com 3MW, sendo uma de 2,5MW, denominada de Planta Básica, e outra de 0,5MW, chamada de Tecnológica, onde serão realizadas pesquisas. Os estudos da Chesf demonstram que Petrolina é uma das cidades com maior potencial para aproveitamento da energia solar no País.  “Estamos iniciando projeto para construir uma usina fotovoltaica centralizada de alto rendimento”, afirmou o presidente da Chesf.
A segunda planta terá tecnologia heliotérmica de calha parabólica e a terceira, será com tecnologia heliotérmica de torre central. Além disto, será concluída a planta Fotovoltaica Flutuante, no Lago de Sobradinho, que teve a construção iniciada em 2016. “Com o desenvolvimento das pesquisas em energia limpa, iremos ver uma nova etapa surgir na vida do povo nordestino. Estamos celebrando aqui o que a Chesf tem de melhor, que é a inteligência”, comentou o senador Fernando Bezerra.