quarta-feira, 28 de junho de 2017

Centenária! Professora Maria de Lourdes Duarte recebe homenagem da Câmara de Juazeiro



A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou, na noite desta terça-feira (27.06), Sessão Solene para homenagear a educadora, professora Maria de Lourdes Duarte pelo seu centésimo aniversário e em reconhecimentos aos relevantes serviços prestados na missão de ensinar e educar crianças e jovens do município. O evento foi realizado no auditório da casa e contou com a presença de autoridades políticas, familiares, amigos, ex-alunos e dos parlamentares municipais.

Em sua fala o presidente, Alex Tanuri, enfatizou o merecimento pelos serviços prestados. “Suas lutas não foram em vão, Juazeiro hoje, através desta singela homenagem na Casa do Povo, Casa Aprígio Duarte, rende-lhe honras e louvor por tudo que, ao longo desses cem anos, nos fez receber. Obrigado professora Maria de Lourdes Duarte, por ser um verdadeiro atalaia do sertão, farol que guia os sedentos pelo saber, luz que ilumina o mais fundo de nossos corações. Deus a abençoe. Louvado seja esse século de vida”, disse.

A professora e amiga de Lourdes Duarte, Antonila França Cardoso, ressaltou seu perfil de liderança. “Aprendi a admira-la porque sua presença se distinguia na comunidade a frente ou na defesa de qualquer movimento ligado a educação e ao progresso de Juazeiro”.

Ex-aluno, o ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado federal, Jorge Khoury, rendeu graça ao papel executado pela sua professora. “Estamos aqui para comemorar a vida de uma pessoa que independente do tempo nos primórdios da sua existência preparou-se para que no momento oportuno pudesse exercer suas habilidades, com plenitude” e lembrou sua forma avançada e moderna de ensinar: “Como ela se portava trabalhando com o desempenho de seus alunos, de forma individual e, quando necessário, coletivo. Interagindo com as famílias dos seus pupilos, fazendo a diferença, alterando positivamente os resultados”, lembrou Khoury.

Representando a Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual, Zó, parabenizou a iniciativa da Câmara. “Caro presidente, Alex Tanuri, primeiro quero parabenizá-lo por ter essa iniciativa de ter reconhecido em vida a ações de Lourdes Duarte. A felicidade nascer no solo de Juazeiro, crescer e viver por 100 anos é uma dádiva de Deus”, finalizou agradecendo à homenageada. “Muito obrigado por tudo que a senhora fez por Juazeiro”.

Representando o prefeito, Paulo Bomfim, e o ex-prefeito, Isaac Carvalho, o chefe de gabinete, Vilmar Ferreira, destacou “tem um trecho do nosso hino que é “Juazeiro terra amada lutarei por teu progresso” e a senhora lutou pela cidade e fez sua história durante estes 100 anos. A senhora merece toda essa homenagem”, cumprimentou.

Em agradecimento, a professora Maria de Lourdes Duarte, falou a todos da alegria que estava sentindo. “Agradecimento de alma e coração que faço agora senhores vereadores, amigas e amigos de Juazeiro, ex-alunos que estão aqui. Saúdo a Câmara de Vereadores através da iniciativa de seu digno presidente, Alex Tanuri, que decidiu com seus pares prestar uma homenagem no ensejo de meu aniversário. Nesta noite sinto-me gratificada, afinal quem não se alegra por ter seu trabalho publicamente reconhecido? Suas presenças aqui nesta noite muito me honra e confirma o apreço, estimulo e consideração. Isso me enche de alegria e contentamento”, agradeceu.

Mesa

A mesa da Sessão Solene foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de vereadores, Alex Tanuri; o secretário da mesa, Charles Leal; o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Vilmar Ferreira; a secretária de educação, Lucinete Alves, o superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Neto, que representou seu pai, o prefeito de Juazeiro por duas vezes Misael Aguilar ex-aluno da Professora Maria de Lourdes Duarte; o ex-prefeito de Juazeiro, ex-deputado federal e ex-aluno da Lourdes Duarte, Jorge Khoury; a professora, Antonila França Cardoso; o representante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, Capitão Armando; o Comandante da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia, Major Almeida, e representando a Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Estadual, Zó.

Vereadores

Participaram os vereadores Aníbal, Joseílson Marcelino, Reinaldo Sabino, Neguinha da Santa Casa, Anastácio Assis, Tia Célia, Tiano Felix, Bertinho da Carnaíba, Allan Jhones, Domingão da Aliança e Fabinho.