segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Miguel Coelho é empossado como prefeito de Petrolina




O prefeito eleito Miguel Coelho (PSDB) e a vice Luska Portela tomaram posse no início da tarde deste domingo (1º) para um mandato de quatro anos à frente da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A cerimônia aconteceu no teatro Dona Amélia, no Sesc de Petrolina, e contou com a presença de autoridades políticas e um público geral, que lotaram o local. Entre os políticos, o pai de Miguel, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o irmão e ministro de Minas e Energia no governo Temer, Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o primo e deputado federal, Guilherme Coelho (PSDB).
Durante o discurso de posse, Miguel prometeu que vai cumprir os compromissos que fez durante a campanha política e já anunciou alguns projetos para o novo governo. “Vamos transformar o Nova Semente de graça, vamos recuperar o saneamento básico esquecido nos últimos anos, o saneamento do Dom Avelar, São Jorge, Jardim Petrópolis, Fernando Idalino e Henrique Leite e tantos outros. É uma obrigação nossa preservar o maior patrimônio que a nossa região possui, que é Rio São Francisco”.
De acordo com o novo prefeito, Petrolina precisa voltar a se destacar na mobilidade urbana. “Não é justo a gente pagar um serviço tão caro e tão carente. Está na hora de termos pontos de ônibus com qualidade para a nossa gente e fazer o passe livre estudantil. Que saudade temos das grandes avenidas e posso dizer que a saudade vai acabar, porque o trabalho está voltando”.
Miguel destacou ainda que a saúde e educação terão atenção total no seu governo. “Vamos fazer a nova maternidade, de verdade e equipada. Vamos parar as brigas com governo do estado e federal, que  voltará a ajudar o Hospital Dom Malan. E tenho alegria de dizer que ele vai reabrir e voltará a atender todos que precisam dele e também ajudar o hospital universitário. Vamos atender com dignidade os nossos irmãos e irmãs nos postos de saúde, sem longas filas na madrugada a dentro. Vamos fazer a marcação de consultas online e ter uma atenção especial para a saúde bucal. Na educação, vamos ajudar a juventude entrar no ensino médio, ampliar as vagas de creches e melhorar as condições das que já existem e transformar nossas escolas mais atrativas e tecnológicas, trazer a nova escola técnica estadual em parceria com o governo do estado”, argumenta.

O novo prefeito anunciou também que vai dar apoio as agroindústrias da área irrigada e do sequeiro, potencializar o turismo, dar atenção ao comércio, desburocratizar os serviços, dar transparência aos procedimentos e impulsionar o crescimento da cidade.
Vereadores
Também tomaram posse os 23 vereadores. Entre eles: Osório Siqueira (PSB), Maria Elena (PSB), Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Edilsão do trânsito (PDT),Elias Jardim (PHS), Major enfermeiro (PMDB), Manoel da Acosap (PTB), Paulo Valgueiro (PMDB), Gilberto Melo (PR), Professor Zé Batista (PDT), Gaturiano Cigano (PRP), Gabriel Menezes (PSL),Elismar Gonçalves (PMDB), Domingos de Cristália (PSL), Osinaldo (PTB),Cristina Costa (PT), Ronaldo Cancão (PTB), Alex de Jesus (PRB), Professor Gilmar Santos (PT),Cícero Freire (PR), Ronaldo Silva (PSDB), Ruy Wanderley (PSC) e Rodrigo Araujo (PSC).
Para o vereador mais votado de Petrolina nas últimas eleições, Osório Siqueira (PSB), a expectativa é grande para o novo mandato. “Miguel é um cara jovem e que se preparou para o governo de Petrolina. O povo apostou no seu projeto de governo e a expectativa é de grandes avenidas, uma saúde melhor. Se depender da câmara de vereadores, nós vamos aprovar os projetos e os recursos que ele precisar, assim como fizemos na gestão anterior”.
O vereador Paulo Valgueiro (PMDB) disse que existe uma boa expectativa em relação ao governo Miguel. “È uma felicidade e uma responsabilidade muito grande corresponder aos nossos eleitores. 62% dos eleitores que fizeram não ao atual governo, a gente está representando e vamos fazer o possível para fazer uma fiscalização coerente e séria, uma oposição coerente, que vai contrbuir para que Petrolina seja uma cidade boa”.
Transmissão do cargo

Miguel Coelho foi em caminhada do Teatro Dona Amélia até a prefeitura de Petrolina para a cerimônia de transmissão de posse. Miguel recebeu o cargo de prefeito de Julio Lossio, a quem derrotou nas eleições de outubro. “Miguel é uma alegria muito grande estar aqui, tive oito anos de mandato, passando o cargo de prefeito de Petrolina e me deixa muito honrado. Quero desejar muita felicidade, ao prefeito eleito, ao povo de Petrolina e que ele possa realizar ainda mais pela nossa cidade”, disse Lossio.
Coletiva
Após a cerimônia de transmissão de cargo, Miguel fez uma coletiva para imprensa, onde esclareceu algumas questões. Entre elas, a assinatura de um convênio com a Codevasf de mais de 1 milhão e meio de reais para levar água ao Sertão. Anunciou também a reabertura do Hospital Dom Malan nesta próxima semana integralmente e a preparação do Carnaval em 2017 em Petrolina, com um recurso do estado estimado de 500 mil reais.
Miguel disse que serão dez secretarias e divulgou a inserção de mais uma secretaria, a de Cultura, Turismo e Esporte, na qual a vereadora Maria Helena (PSB) vai assumir, deixando uma vaga no legislativo, prevista para ser assumida pelo suplente, Ibamar Fernandes (PRTB). Para Miguel, a redução de gastos com secretariado será em torno de 20% a 30%.“Neste mês de janeiro, vamos criar vários grupos de trabalho. Inclusive um dos decretos vai determinar alguns grupos de trabalho para que os próximos 30 dias seja feita toda a transição que a gente não consegui fazer”, relatou.
Fonte: G1 Petrolina (Foto: Juliane Peixinho/ G1)