quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Maia caça votos na bancada



     

Candidato à reeleição, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chega, amanhã, ao Recife, para um almoço com a bancada federal pernambucana, que está em recesso. Na contabilidade sobre o potencial de votos dentro das bancadas, Maia adianta que já tem os votos necessários para emplacar um novo mandato.
Pelo levantamento apresentado por Rodrigo Maia, em almoço na residência oficial com aliados, já há votos suficientes para a vitória em primeiro turno. São necessários, pelo menos, 257 votos para um candidato ganhar em primeiro turno. Mesmo assim, até o momento, Maia ainda não oficializou sua candidatura. A estratégia definida pelo presidente da Câmara é aguardar até o último momento para registrar a candidatura, somente em 1º de fevereiro, para evitar contestações no Supremo.
Maia se reuniu, ontem, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto e no fim da tarde se reuniu no Palácio Itamaraty com o ministro José Serra. O PSDB já garantiu apoio à reeleição de Maia. Inicialmente, pelo acordo fechado em julho do ano passado, o DEM apoiaria agora a candidatura de Imbassahy para a presidência da Câmara, mas, mesmo assim, os tucanos decidiram manter a aliança com Maia.
No caso da bancada pernambucana, há uma nítida divisão. O PSB, que tem o maior número de deputados – sete – não sabe se ainda terá candidato próprio. Dois nomes estão sendo ventilados – Júlio Delgado, de Minas, e Heráclito Fortes, do Piauí. “Temos que reunir a bancada para deliberar sobre o assunto”, diz o líder na Câmara, Tadeu Alencar.
Segundo ele, dos 25 deputados que formam a bancada, 18 confirmaram presença no almoço com Maia, marcado para o restaurante do PCPM, no bairro do Pina. Depois do PSB, pela ordem, a maior bancada do Estado é do PTB, que, em tese, apoiará a candidatura de Jovair Arantes (PTB-GO).