segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Hospital da Mulher, prova da sensibilidade do governo Rui






No momento em que a pauta das mulheres sofre retrocessos no plano nacional, com o governo golpista de Temer, temos uma vitória aqui na Bahia: O Hospital da Mulher. Construído pelo Governo da Bahia, é o segundo maior do Brasil e teve investimento superior a R$ 40 milhões. Todo este esforço do nosso governador Rui Costa merece o aplauso e a gratidão de todas nós, mulheres, que lutamos diuturnamente por nossos direitos.

O equipamento é a efetivação de uma batalha histórica dos movimentos de mulheres e também concretiza algumas diretrizes constantes na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Tudo isso, graças à sensibilidade e empenho do nosso governador correria. 

A unidade está localizada no bairro de Roma, em Salvador, e será inaugurada nesta segunda-feira (09).

O novo hospital vem humanizar e dar mais qualidade no atendimento à saúde da mulher, uma vez que o gênero feminino corresponde à maioria da população brasileira (51,6%) e é o principal usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Das 837 mil internações ocorridas na rede pública de saúde no ano passado, 514 mil foram de mulheres. Isto mostra a importância de termos políticas públicas concretas, voltadas para a mulher, para assegurar os direitos à saúde pública, direitos sexuais e reprodutivos.  

O Hospital da Mulher terá centro de diagnóstico equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. Também dará assistência nas áreas de ginecologia, mastologia, reprodução humana, oncologia e serviço de planejamento familiar, para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Este importante equipamento comprova a preocupação que Rui tem com as políticas públicas voltadas para a mulher. Mostra também a forma de governar nas gestões do PT, que visam o bem estar do povo. É uma grande conquista. Temos que comemorar, obrigada governador!


Luiza Maia - Deputada Estadual (PT)
Líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa da Bahia