sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Presidente da Nigéria diz que lugar de sua mulher é na cozinha

A primeira-ministra alemã Angela Merkel cumprimenta o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, durante coletiva de imprensa em Berlim, na sexta (14) (Foto: John MacDougall/AFP)





Comentário gerou constrangimento em encontro com Angela Merkel.
Mulher de Muhammadu Buhari ameaçou não apoiar sua reeleição.

A primeira-ministra alemã Angela Merkel cumprimenta o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, durante coletiva de imprensa em Berlim, na sexta (14) (Foto: John MacDougall/AFP)
O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, criou uma situação inesperada e incômoda para a chanceler alemã, Angela Merkel, durante sua visita de trabalho a Berlim, ao afirmar que o lugar de sua esposa, Aisha Buhari, é na cozinha e não na política.
"Não sei a qual partido a minha esposa pertence. Ela pertence a minha cozinha, a minha sala e aos demais cômodos da minha casa", disse o presidente nigeriano em resposta à pergunta de um jornalista sobre as declarações de sua esposa, que disse que não o apoiaria nas próximas eleições se ele não fizesse mudanças em sua forma de governo.
Merkel, que até então tinha elogiado os esforços da Nigéria na luta contra o terrorismo internacional e feito votos para um aumento da cooperação bilateral, ficou em uma saia justa. A chanceler ficou desconcertada e depois soltou um sorriso sem graça, enquanto o presidente continuava o seu discurso sobre o papel que, na sua visão, a primeira-dama deveria desempenhar.
Aisha Buhari, a segunda esposa do líder nigeriano, apoiou ativamente o marido na última campanha eleitoral, mas em recente entrevista à emissora britânica "BBC" disse que não sabia se continuaria a fazer isso.
O presidente nigeriano, general reformado de 72 anos que liderou o país entre 1983 e 1985 após dar um golpe de Estado, foi eleito em 2015.