sábado, 31 de outubro de 2015

75ª CIPM SALVA IDOSA CADEIRANTE DE INCÊNDIO E COMBATE AS CHAMAS


Na tarde de quinta-feira (29), o CICOM (Centro integrado de Comunicação) recebeu várias chamadas de populares que diziam estar havendo um incêndio numa casa de construção improvisada no Bairro Dom Thomaz. O fogo se alastrava muito rapidamente por haver muita madeira na sua construção, e as informações eram de que uma idosa cadeirante estava sozinha no interior da residência.
Ao ouvirem o alerta através do rádio da central, policiais da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar/Juazeiro, se voluntariaram em colaborar com o resgate da senhora e consequentemente com a extinção do fogo. Chegando ao local, os policiais resgataram a deficiente e com apoio de populares contiveram as chamas, antes mesmo da chegada dos Bombeiros.

Mídia: investigação da PF vai fundo



A Polícia Federal vem conduzindo uma ampla investigação a partir de denúncias feitas pelo empresário J. Hawilla, dono da Traffic, ao FBI. A informação é da colunista Sonia Racy, que aponta que a proposta é não deixar 'pedra sobre pedra'. A investigação global teve início com o escândalo de corrupção no futebol, que resultou na prisão de altos dirigentes da Fifa, atingindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, mas passa por contratos de transmissão firmados entre Hawilla e a Rede Globo, dos irmãos Marinho. A emissora tem os direitos de transmissão de todos os torneios do Brasil, mesmo quando paga menos aos organizadores.
Réu confesso no processo, Hawilla revelou neste mês à Justiça Americana que, desde 1991, tem a prática de pagar propinas por contratos de direitos de transmissão de competições oficiais. E disse ter consciência de que a prática era ilegal. As confissões são relatadas em documentos liberados há 15 dias pelas autoridades dos EUA.
Segundo o empresário brasileiro, o pagamento de propina a dirigentes ligados à Fifa e à Conmebol era feito por ele desde 2013. Os documentos apontam que o dono da Traffic selou contratos de direitos de transmissão de competições como Copa América, Copa Ouro e Copa do Brasil, além de patrocínios à Seleção Brasileira, por meio dessa prática.
Nesta semana, Marin aceitou ser extraditado aos Estados Unidos, onde ficará preso em seu próprio apartamento, em Nova York, com vista para a badalada 5ª Avenida. A princípio, quando foi detido, em junho deste ano, negou todas as acusações de envolvimento com esquemas de corrupção no futebol, mas depois mudou o tom e mostrou apenas frustração com J. Hawilla, que o gravou pedindo propinas para a Copa do Brasil.
Relação com a Globo
A relação entre Hawilla e a Globo, no entanto, vai além de contratos de transmissão de competições de futebol. O empresário é dono da TV TEM, afiliada da emissora, sócio de João Roberto Marinho, filho de Roberto Marinho e responsável pelo jornal O Globo, na TV Aliança Paulista. Outra sociedade de Hawilla é formada com o executivo Paulo Daudt Marinho, filho de José Roberto Marinho e diretor do canal Gloob, na TV São José do Rio Preto.
Em seu noticiário sobre o escândalo de corrupção no futebol, a Globo tem informado que grupos de mídia não estão envolvidos no esquema

PT já sabe: Temer vai pra cima pelo lugar de Dilma




Os petistas não têm mais dúvidas. O documento que o PMDB divulgou essa semana mostra que o vice-presidente Michel Temer saiu da toca e está pronto para assumir o posto em caso de impeachment, um processo que Eduardo Cunha mais cedo ou mais tarde colocará para tramitar. Afinal, a lei 1079 de 1950 que estabelece as regras de apreciação de um pedido de impeachment diz que o presidente da Casa faz a leitura em plenário e encaminha para uma comissão encarregada de elaborar o parecer para votação em plenário.
No Planalto, aliás, não se fala em outra coisa: Michel entrou na roda da expectativa de poder. E só sairá se Dilma se recuperar, missão difícil.
Há quem avalie que a evidência de Fernando Henrique Cardoso nos últimos tempos nem se deve tanto aos diários que ele acaba de lançar e sim ao ostracismo que Michel Temer se impôs. Se o vice não sair da toca com o documento divulgado na quinta-feira perderá mais uma oportunidade de se firmar como alternativa de poder.(Denise Rothenburg – Correio Braziliense)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SOBRADINHO: GRANDE NÚMERO DE PESSOAS DEVERÁ SAIR ÀS RUAS DA CIDADE NO DIA DOIS DE NOVEMBRO PARA PROTESTAR CONTRA VIOLÊNCIA

Um   grande  número  de  pessoas  deverá  sair  pelas  ruas  de  Sobradinho,  nesta  segunda-feira  dia  dois  de  novembro  dia finados,  para  protestar  contra  a  violência  em  Sobradinho,  a  saída  será   ao  lado  da  praça  Geraldo  Silva às 7h  da  manhã,  encerrado  no  cemitério local.  Claudiane, mãe  de  Carlos  Eduardo, (foto)  que  foi  assassinado no  mês  de  agosto,  pelo maníaco,  e  depois  liberado  pela autoridade policial  da  cidade,  esse mesmo assassino veio  a  matar  outra  criança  na  cidade  de  Petrolina. Esse  protesto  é  para  chamar  atenção  das  autoridades  policiais  no  sentido de  não  liberarem  esses  criminosos  sem  fazer  uma  investigação  correta. Confiamos  na  justiça,  e  temos  certeza de que  esse  criminoso  vai pagar  pelos  crimes  que  cometeu  tirando  a  vida  de  dois  inocentes.    Vamos  continuar  a  lutar para  que  crimes desta  natureza  não  aconteçam  mais  em  Sobradinho. Esses  crimes  chamaram a atenção  da imprensa  de  todo  Brasil.

SOBRADINHO: FOI DADO O PONTA PÉ INICIAL PARA O LANÇAMENTO DA FÁBRICA DE POLPAS E FRUTAS





Foi  dado  o  ponta  pé  inicial  na  manhã  desta  sexta-feira (30)   o  lançamento  da  fábrica  de  polpas  e  frutas que será  construida  em  Sobradinho. O  presidente  da  associação vale  do  paraíso Josivam  Santos, fez  uma  explanação  a  respeito  do  projeto, que é  muito  importante  para  população  de  Sobradinho, significa  uma  fonte  de  renda  para  quem  trabalha  com  agricultura. O  vereador Manoel Messias  que participou  do evento  disse  que  vão  ser  cinquenta  empregos  diretos  e mais  de  trezentos  indiretos, portanto  é  um  projeto que  deve  ser  abraçado  por  todos. O  parlamentar  do  partido verde,  lamentou  a  ausência do  poder executivo. Marcaram  presença: Paulo Lima,  Vice-prefeito,  o  empresário Cláudio  da  Montrel, Tiziu, vereador   Nino, e  representantes  religiosos   e  também  representações  de algumas  associações. (Reportagem: Chico Ferreira, Edição  de Imagens: Maria Helena)

Virou fala mansa

 Três dias após a Polícia Federal vasculhar o escritório de um dos seus filhos, dentro da programação da operação Zelotes, o ex-presidente Lula falou sobre o assunto pela primeira vez durante o encontro da executiva nacional do PT, mas não fez nenhum tipo de contestação. “Não queria que ficassem preocupados com esse problema. Ninguém precisa ficar com pena, porque se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar a adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria e, pode ficar certo, eu vou sobreviver

Lula: continuaremos no poder em 2018




Entrevistado na Câmara nesta quinta-feira (29), o ex-presidente Lula reconhece o momento de "muita dificuldade" na política brasileira, mas ele acredita que as recentes mudanças na articulação política do governo Dilma darão um alento ao Planalto no Congresso.  
"Não é um momento fácil. Possivelmente, é o momento o mais difícil da história do PCdoB e do PT, porque não estamos enfrentando um partido de oposição comum. Estamos enfrentando um massacre de uma imprensa conservadora", disse.
"Existe um massacre em cima do PT. Evidentemente, que nós também temos cometido erros. Existe discordância com relação à política econômica, e temos de fazer as correções na medida do possível e no momento correto. Temos muita divergência dentro do Congresso Nacional. É preciso que os partidos assumam a responsabilidade de funcionar enquanto partidos políticos", ressaltou.
Ainda assim, ele afirma que a presidente Dilma Rousseff "vai voltar a crescer" e deixa um recado: "Para aqueles que não gostam de nós, vão ter de conviver a partir de 2018 durante mais quatro anos com os partidos democráticos e populares na governança deste país".
Lula almoçou com a bancada do PCdoB na Câmara nesta quinta.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

UM MUNDO MELHOR

Estamos vivendo um tempo,
De muita degradação,
De um povo que sofre,
Com tanta humilhação,
Como vermos imigrantes,
Sofrendo perseguições.

Aonde vermos crianças,
É muitos idosos
Em plena humilhacão,
Sofrendo todo tipo,
De uma constatação,
De políticos gananciosos.

SSP desarticula quadrilha de policias que praticava sequestros em Salvador


SSP desarticula quadrilha de policias que praticava sequestros em Salvador


Três policiais militares na ativa e um da reserva foram presos acusados de integraram uma quadrilha de extorsões que agia em Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), além dos soldados, um comerciante e um mototaxista também atuavam na quadrilha como informantes. Segundo o Correio, as prisões aconteceram em diversos locais da cidade e os soldados Lúcio Ferreira de Jesus, de 35 anos, Maurício Santos Santana, 34, Clovis de Miranda Silva, 33, e o soldado reserva Danilo Pereira Silva, 30 foram transferidos para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. Também envolvidos na quadrilha, o comerciante Clemílson Meira Santos, 25, e o mototaxista José Vitor Pires de Novaes, 29, estão recolhidos nas carceragens das delegacias de Repressão e Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal, e Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), nas dependências do Detran. A Polícia Civil observou há cerca de um mês, cruzando dados estatísticos de diversas unidades territoriais e especializadas, que o número de ocorrências envolvendo sequestro mediante extorsão ou chantagem praticadas por pessoas que se identificavam como policiais. Após ouvir os depoimentos das vítimas, a polícia constatou que a maneira de agir da quadrilha era sempre a mesma e a descrição física dos criminosos muito semelhante. De acordo com o delegado Moisés Damasceno, responsável pelas prisões, os policiais escolhiam os alvos acreditando que, por serem pessoas com atividades ilícitas ou processadas no passado por algum tipo de crime, jamais fariam alguma denúncia junto à polícia.

Cenário nebuloso em Petrolina



  
Maior colégio eleitoral do Sertão, com uma população em torno de 330 mil habitantes, Petrolina está mergulhada, hoje, num cenário extremamente confuso em relação à sucessão do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Em alta novamente na popularidade, nem Lóssio tem um candidato já previamente escolhido, porque está refém da indefinição no PSB.
Liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, o PSB virou um tremendo saco de gatos. Imposto como presidente do diretório municipal pelo pai, o deputado Miguel Coelho brigou com o deputado Lucas Ramos, filho do conselheiro do TCE, Ranilson Ramos, porque, como o agora desafeto, quer ser o candidato socialista com o apoio do governador Paulo Câmara.
Se não bastassem as divergências entre Miguel e Lucas, outro socialista de peso, o deputado federal Gonzaga Patriota, mandou avisar ao diretório estadual que vai disputar a convenção do partido como candidato a prefeito. Ainda no universo do PSB corre a versão de que o deputado Odacy Amorim, hoje filiado ao PT, estaria de volta à legenda socialista, a convite de Fernando Bezerra.
Neste caso, o candidato a prefeito do grupo do senador não seria o filho Miguel, mas Odacy. Enquanto o PSB não se entende, quem vai ocupando os espaços no município como pré-candidato do PTB a prefeito é o deputado federal Adalberto Cavalcanti, cuja maior arma é a estrutura para conquistar o voto fisiológico. Ele faz o serviço assistencialista na periferia, com consultas médicas e oftalmológicas, na cara da justiça eleitoral.
Para concorrer nesta área com Adalberto, Odacy partiu para atender à população carente também com uma unidade móvel de saúde na periferia. Adalberto Cavalcanti seria, hoje, segundo se comenta na cidade, um candidato em potencial para enfrentar o nome escolhido pelo prefeito Júlio Lóssio e também o candidato da família do senador Fernando Bezerra.
Diante desta situação de indefinição de Odacy, a ex-deputado Isabel Cristina já revelou, numa entrevista ao companheiro Edenevaldo Alves, da Petrolina FM, que o PT terá candidato de todo jeito, seja o próprio Odacy ou um quadro novo. O problema é que o partido está sem alternativas.
Tem dois vereadores – Cristina Costa e Geraldo da Acerola – que não se apresentam competitivos quanto Odacy. Na seara do prefeito, no caso dele não se compor com o deputado Lucas Ramos, num cenário em que este viesse a deixar o PSB, as opções domésticas repousam nos nomes do secretário de Governo, Fernando Tolentino, e nos secretários Ednaldo Lima (Habitação) e Lúcia Giesta (Saúde).
Fala-se ainda no Coronel Heitor Leite, secretário de Educação. O mais provável, entretanto, é que o prefeito venha a se compor com o deputado Lucas Ramos. Eles já iniciaram os entendimentos e foram colocadas na mesa algumas alternativas partidárias para o parlamentar, caso ele não recupere o controle do PSB perdido para Miguel Coelho. Entre as legendas, a mais cogitada seria a do PSDB, por ter tempo de televisão e já estar na base de apoio de Lóssio.

Serão 3 anos de 'muita pancadaria', mas eu vou sobreviver, diz Lula



Serão 3 anos de 'muita pancadaria', mas eu vou sobreviver, diz Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu, nesta quinta-feira (29) às investigações por supostos crimes de corrupção que envolvem sua família. Ele pediu que ninguém fique com pena e afirmou que vai sobreviver ao que classificou de "três anos de muita pancadaria". "Aprendi com a vida a enfrentar adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. E, podem ficar certos, eu vou sobreviver", afirmou o ex-presidente em discurso de mais de uma hora durante a reunião do Diretório Nacional do PT, na capital federal. Lula brincou com a Operação Zelotes, em que o seu filho mais novo, Luis Claudio, é investigado por ter recebido dinheiro de uma empresa suspeita de comprar uma Medida Provisória para beneficiar montadoras. "Tenho mais três filhos que não foram denunciados, sete netos e uma nora que está grávida. Porra, não vai terminar nunca isso?", disse. O ex-presidente afirmou que as investigações criaram um "problema desgraçado" na família dele. "Disseram que uma nora recebeu R$ 2 milhões. Aí vão perguntar quem está rico na família. Daqui a pouco uma nora entra com um processo contra a outra", brincou, arrancando risos da plateia. Apesar do desgaste do PT diante dos escândalos de corrupção e da crise econômica e política que abate o governo Dilma Rousseff, Lula avaliou que a legenda tem chances de ganhar as eleições de 2016 em São Paulo, cidade que o partido já comanda, com o prefeito Fernando Haddad. Ele defendeu que a militância deve reagir às acusações de roubo. "Pode ficar certo que nós temos chances de ganhar a capital de São Paulo", afirmou o ex-presidente. Ele reconheceu que o PT cometeu erros, "mas qual partido conquistou mais credibilidade do que o nosso, qual fez mais pelo povo do que o nosso?", questionou. Lula defendeu que, em época de dificuldades econômicas, a militância tem de ir para a rua. "A única coisa que não vale é se esconder", afirmou. De acordo ele, o povo votará no pleito de 2016 em função da realidade de cada cidade. "Cada cidade é uma eleição, cada cidade é uma cultura diferente", disse, defendendo que é preciso construir um programa específico para o clima de cada cidade. "Portanto, temos que estar preparados para surpreender nossos adversários", comentou. "Não podemos ficar de cabeça baixa ouvindo o PT ser chamado de ladrão", acrescentou. O ex-presidente da República afirmou que os petistas que desejarem sair do partido encontrarão a mesma "porta aberta de carinho" que encontraram para entrar. "O que não dá é para a gente disputar com companheiros que, na primeira dificuldade, querem puxar o carro", afirmou, sem mencionar nomes em seu discurso de mais de uma hora de duração a membros do Diretório.

Reeleição de Haddad é prioridade "número 1" do PT em 2016, diz Falcão


Reeleição de Haddad é prioridade "número 1" do PT em 2016, diz Falcão

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quinta-feira (29) que a prioridade “número 1” da legenda nas eleições municipais de 2016 será a reeleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por conta do “caráter simbólico e estratégico da cidade”. Saindo da reunião do Diretório Nacional do PT, Falcão informou também que a definição das estratégias do partido para o pleito do próximo ano foi um dos temas discutidos no encontro. Segundo informações da Agência Brasil, a sigla pretende manter as prefeituras conquistadas em 2012, aumentar a quantidade de vereadores, e recuperar as cidades nas quais o PT perdeu as eleições em 2010. O dirigente ainda apontou que os petistas focarão nas capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, o partido perdeu 11% dos prefeitos que elegeu em 2012 – Haddad chegou a ser cogitado como um dos próximos chefes municipais de saída do partido, mas ele negou as especulações. Apesar da forte rejeição do prefeito de São Paulo, Falcão está confiante em relação as chances de reeleição. “Na conjuntura do bombardeio que existe contra nós, é um sinal de que existe chance de recuperação”, afirmou, para completar: “A eleição é só em outubro e estou confiante no reconhecimento do que ele está fazendo e confio na militância, que já ganhou eleições que ninguém imaginava que fôssemos ganhar”

Filho de Lula recebe intimação após aniversário do pai



Do BR 247
Agentes da Polícia Federal foram à ao apartamento de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, às 23h dessa terça-feira, para entregar-lhe uma intimação para depor, hoje, no inquérito que apura irregularidades na Operação Zelotes.
Segundo informação divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha, Luis Claudio havia acabado de sair da festa de aniversário do pai com a mulher, Fátima, que está grávida de seis meses. Celebração reuniu várias autoridades, entre elas a presidente Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e o presidente do PT, Rui Falcão.
O advogado de Luis Cláudio, Cristiano Martins, classificou o episódio como "mais um excesso" da Polícia Federal nas investidas contra familiares do ex-presidente Lula. "Na minha opinião, infelizmente é mais um excesso que se verifica neste caso", diz ele. "Uma intimação neste horário só poderia ser feita com autorização judicial expressa." O advogado foi à polícia, narrou ocorrido e pediu cópia integral do inquérito, afirmando precisar de mais tempo para que o cliente possa fazer um depoimento formal.
Para integrantes do PT, a polícia fez uma ação proposital depois ser criticada pela conduta que adota na operação que também investiga Luis Cláudio.

Ex-deputado Pedro Corrêa é condenado a mais de 20 anos de prisão


Ex-deputado Pedro Corrêa é condenado a mais de 20 anos de prisão


O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou nesta quinta-feira (29) o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) a 20 anos e sete meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-parlamentar foi acusado de receber R$ 11,7 milhões em propina proveniente do esquema investigado pela Operação Lava Jato. Segundo informações da Agência Brasil, Moro também manteve a prisão cautelar de Corrêa, por entender que ele continuou recebendo propina durante o julgamento do processo do mensalão (Ação Penal 470).  Preso na 21ª fase da operação, em abril, ele cumpria prisão em regime aberto pela condenação do mensalão. "A necessidade da prisão cautelar decorre ainda do fato de Pedro Corrêa ser recorrente em escândalos criminais, já tendo sido condenado na Ação Penal 470 por corrupção e lavagem no escândalo criminal denominado de mensalão e agora no presente caso. Aliás, como apontado, persistiu recebendo propina do esquema criminoso da Petrobras mesmo durante o julgamento, o que revela que a prisão cautelar é meio necessário para interromper seu estilo de vida criminoso", apontou o magistrado. Corrêa também terá que pagar R$ 11,7 milhões a Petrobras, valor equivalente à propina que ele recebeu, de acordo com a acusação. De acordo com a sentença, poderão ser descontados desse valor benefícios de eventual acordo de delação premiada do Ministério Público Federal (MPF). Também foram condenados nesta quinta um filho e uma nora do ex-deputado e um dos delatores da Lava Jato, Rafael Ângulo Lopez, acusado de fazer entregas de dinheiro a mando do doleiro Alberto Youssef.

COMUNICADO À POPULAÇÃO DE SOBRADINHO: A CAMINHADA CONTRA VIOLÊNCIA SERÁ SEGUNDA-FEIRA DIA 02 DE NOVEMBRO DIA DE FINADOS

A  família  de  Carlos Eduardo, que foi assassinado  pelo  um  maníaco  há  dois meses atrás,  está  convidando a  população  de Sobradinho  para  uma  caminhada,  que  será  realizada  na  próxima  segunda-feira  dia 02  de  novembro dia  de  finados a  partir  das  7h  da  manhã. Saída  da  Praça Geraldo  Silva, finalizando no  cemitério  municipal. A  referida  caminhada  é  um  sinal   de  protesto  pela liberação  do  criminoso, que  em  seguida  matou  outra criança  em  Petrolina, a  família  agradece  a  todos  que participarem.

PT quer tornar Aécio inelegível



O pedido do PT para que o TSE investigue as contas do PSDB em 2014 tem um objetivo direto: fazer com que Aécio Neves fique inelegível para as próximas eleições, caso a Justiça Eleitoral decida pela cassação de Dilma Rousseff e Michel Temer.
Enquanto isso, nesta segunda, em reunião da Frente Brasil Popular, que reúne MST, CUT e UNE, dirigentes petistas estimularam o ato contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que acontecerá no dia 13, em Brasília. A expectativa é reunir 12 mil pessoas e cercar o Congresso.  (Natuza Nery - Folha de S.Paulo)

PT vai pedir hoje novamente a cabeça de Levy




Os petistas vão aproveitar a reunião de hoje para bater ainda mais na política econômica do governo, repetindo o que foi dito há cerca de um mês e meio em documento editado pela Fundação Perseu Abramo.
Nas entrelinhas, ficará claro que o partido deseja a substituição de Joaquim Levy, embora, o documento não vá pedir diretamente a demissão do ministro da Fazenda.
Para completar, há quem defenda ainda críticas contundentes à Polícia Federal e às investigações envolvendo Luiz Cláudio da Silva, filho do ex-presidente Lula. Essa questão, entretanto, não é consenso. Afinal, os próprios petistas repetem que, num partido com 12 tendências, um instituto e a presidente Dilma, pouca coisa pode ser  resolvida por consenso. (Denise Rothenburg – Correio Braziliense)

Prefeito Luiz Vicente acompanha ações de Segurança hídrica para minimizar impactos da crise em Sobradinho

A Prefeitura de Sobradinho, em um trabalho conjunto das secretarias municipais, montou uma força tarefa com diversas ações para minimizar os impactos da crise hídrica no município.
O trabalho envolve, principalmente a  Secretaria de obras e Serviços Públicos,  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Emsae- Empresa Municipal de Água e Esgoto.
Nas intervenções realizadas, foi feita a reabertura de aproximadamente 500 metros de canais de irrigação na comunidade de Juacema, beneficiando cerca de dez famílias. Na comunidade de “Olho d Agua”, no povoado de São João, há 60 km da sede, a água voltou a jorrar com a limpeza da cacimba que abastece diversas famílias.
Mais de 300 famílias das comunidades de São Gonçalo, Algodões Novos, Algodões Velhos e Correnteza, foram beneficiados com a abertura do canal de irrigação que estava obstruído.  
A Prefeitura investiu na ampliação do sistema de abastecimento de água do Canal da Serra da Batateira, garantindo e aumentado a oferta de água para os moradores de Sobradinho, tanto para consumo humano, quanto para a agricultura. Esta ação evitou um colapso no abastecimento de água em toda cidade.
Foram instalados 400 metros de tubulação para beneficiar aproximadamente 22 mil habitantes e mais de  1.500 hectares de culturas  irrigadas. A gestão municipal tem estado presente nas comunidades realizando a oferta de água através de carros pipa, uma ação emergencial que, de janeiro a setembro, atendeu a 66 povoados, percorrendo um total de mais de 112 mil quilômetros.   Cinco poços artesianos foram perfurados e instalados nas comunidades de Lagoa Grande, Santa Maria (02 poços), Esplanada e São Gonçalo da Serra.
 A Prefeitura construiu 50 Km de canais de aproximação e barreiros, contemplando as comunidades de Riacho do Tatauí( 224 produtores beneficiados), Juacema, Associações de Asa Branca, Juriti, Vale Verde, Corina e Zé Moreno,  beneficiando 68 produtores; Canal do Gringo, Algodões Velho, MST e Associação Agropecuária,  80 produtores beneficiados e Associações Terra Produtiva, Nova Esperança, e Campo Verde, com 60 produtores atendidos.
Para garantir a captação de água foi feita a limpeza em barreiros nos diversos povoados. Além disso, foram instalados 24 km de adutora, um benefício para cerca de 500 produtores e criadores, responsáveis por 52 mil cabeças de caprinos e ovinos, representando  80% do rebanho de Sobradinho.
Cinco adutoras de água potável contemplaram, com água tratada, as comunidades: Aldeia Truká, Associação Terra Nossa e Associação Fonte de Vida (Credito Fundiário), comunidade de Correnteza, Associação Nova Descoberta, Juriti, Vale Verde e Asa branca. Mais vinte famílias foram atendidas no acesso a água com a reestruturação do Poço Artesiano de São Gonçalo da Serra.
O Prefeito Luiz Vicente Berti, implantou no município o Programa de Segurança Hídrica, lançado em um seminário que reuniu diversas entidades estaduais, federais e entidades representativas da agricultura, pecuária, pesca e de defesa do meio ambiente. O seminário envolveu os municípios ribeirinhos e, além de discutir soluções para minimizar os efeitos da estiagem na região, propôs algumas ações emergenciais e a longo prazo,  que passaram a ser desenvolvidas.
Sobradinho colocou o plano em ação e montamos uma força-tarefa para enfrentar essa grave crise que assola o nosso município e toda região. Estamos construindo parcerias com o estado e buscando o governo federal para fortalecermos essas ações. Os municípios sozinhos não têm recursos para fazer frente a esta crise. Por isso temos, como Prefeito de Sobradinho e também como Presidente do Consórcio, batido, insistentemente na porta dos órgãos estaduais e federais na busca de soluções para minimizar os impactos da estiagem. Já fizemos muito em Sobradinho e ainda vamos fazer mais”, declarou Luiz Vicente Berti.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Receita diz que lobista tem proximidade com Lula




Da Folha de S.Paulo
 Relatório da Receita Federal que integra a Operação Zelotes afirma que anotações feitas pelo lobista Mauro Marcondes Machado, 79, "revelam a existência de proximidade com o ex-presidente Lula". O lobista é dono da Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia Empresarial, que em 2014 repassou pelo menos R$ 1,5 milhão para a microempresa de marketing esportivo pertencente a um dos filhos de Lula, Luis Claudio Lula da Silva.
Para o Ministério Público Federal, o pagamento é "suspeito" porque a firma de Luis Claudio não tem nenhum funcionário registrado e o repasse coincidiu com uma série de recebimentos pela Marcondes, em um total de R$ 16 milhões, de duas empresas interessadas na renovação de uma medida provisória, em 2013, a MMC e a Caoa.
O relatório que cita Lula, produzido pela Coordenação Geral de Pesquisa e Investigação da Corregedoria Geral da Receita Federal, informa que fases anteriores da Zelotes apreenderam anotações em poder de Marcondes que são um "planejamento de contato telefônico e pessoal com 'Lula'".
Em um dos papéis, digitado em computador, denominado "Pendências dr. Mauro Marcondes", de 16 de agosto de 2013, aparece a mensagem "Colocar Dr.. Mauro em contato com o Presidente Lula. Instituto Lula", e seguem os números telefônicos da entidade e de "Maria Clara".

Evangélicos pedem saída 'imediata' de Cunha da presidência da Câmara



Evangélicos pedem saída 'imediata' de Cunha da presidência da Câmara


Representantes e integrantes de movimentos evangélicos protocolarem na tarde desta quarta-feira (28) na Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, manifesto pedindo a saída "imediata" do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No documento, eles repudiam as ações de corrupção das quais é acusado o peemedebista, que se identifica como evangélico, e avaliam que elas tornam a permanência de Cunha no cargo insustentável. No documento, evangélicos afirmam que a crise política pela qual o Brasil passa vem se traduzindo em conflitos institucionais, que precisam ser revistos com uma "profunda reforma política. "Nesse contexto, as ações do deputado Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara dos Deputados e que se identifica como evangélico, merecem "repúdio", dizem no documento, assinado por 117 pessoas. Eles avaliam que, diante das denúncias de corrupção, "não há coerência e base ética necessária" para Cunha continuar no cargo. Um dos assinantes, o pastor Welinton Pereira afirmou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que o manifesto é uma iniciativa "apartidária". De acordo com ele, entre os apoiamentos, há, inclusive, pelo menos 35 assinaturas de evangélicos da Assembleia de Deus, mesma igreja de Cunha. O pastor destacou que, após o protocolo, foi aberta na internet uma lista online para colher assinaturas, que já conta com quase mil apoios. Na lista, pessoas de outras religiões também podem assinar o pedido de afastamento de Cunha.

QUAL É A FUNÇÃO DE UM VEREADOR?


            Em tempos de eleição, não faltam promessas. No pleito pelos cargos públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação das atribuições legais daquele cargo almejado. No entanto, no afã pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, conhecer as atribuições e verdadeiras funções do cargo legislativo municipal é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e uma sorte de discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.
           Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
           Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição. Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade (isto é, pela racionalidade na análise dos projetos), e não apenas em termos partidários, da disputa política.
           As características gerais do processo de eleição dos vereadores também devem ser compreendidas. Diferentemente dos candidatos ao cargo executivo de prefeito, os quais são considerados candidatos majoritários, os interessados nos cargos de vereador são candidatos proporcionais. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na eleição para os cargos proporcionais não são eleitos, necessariamente, os candidatos que conseguem obter a maioria dos votos. Depende-se de cálculos específicos, os quocientes eleitoral e partidário, conforme determina o Código Eleitoral brasileiro. O quociente eleitoral trata-se do resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos) pelo total de lugares a preencher em cada parlamento, isto é, em cada câmara municipal, no caso de vereadores. Após a realização do quociente eleitoral (número de votos por cadeira do legislativo), calcula-se o quociente partidário, o qual determinará a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação terá na câmara. Para este cálculo, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Assim, como aponta o TSE, quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário. Por isso, muitas vezes, estranha-se por que algum candidato com certa notoriedade ou visibilidade mais destacada (muito bem votado) não tenha conseguido se eleger, em detrimento de outro, menos conhecido e menos votado. A resposta poderia estar no fato de que o primeiro (embora mais votado) seria de um partido e coligação que não alcançou o quociente eleitoral, diferentemente do segundo que, por conta de sua coligação, foi “puxado” para dentro, sendo eleito.
           Ainda segundo o TSE, para as eleições do próximo dia 7 de outubro de 2012, registra-se que 449.756 candidatos disputam 57.434 vagas de vereadores disponíveis em todo o Brasil, o que significa que o número de interessados é de quase 8 (oito) vezes o de vagas. Infelizmente, o crescimento do número de candidaturas por todo o Brasil talvez seja um indicador de como muitas pessoas são atraídas à vida política menos por engajamento e conscientização que por interesses escusos e de promoção pessoal. Se por um lado faz parte da realidade brasileira um maior amadurecimento político da sociedade, o fortalecimento da democracia, bem como um processo eleitoral moderno copiado pelo mundo afora (quando pensamos nas urnas eletrônicas), pelo outro, ainda existem indivíduos que veem na política a possibilidade da ascensão econômica e do prestígio social, distanciando-se dos verdadeiros propósitos da vida pública.
           Obviamente, as generalizações são sempre equivocadas e por isso é certo ponderar que existem muitos candidatos sérios e comprometidos. No entanto, a história da política brasileira confirma a existência permanente de políticos de ocasião, oportunistas e de caráter duvidoso. Estes, na ânsia da realização de seu projeto pessoal de carreira política, acabam prometendo até mesmo fazer chover. Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto nestes indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos. Por isso, votemos conscientes.

Para ampliar Zelotes, Receita e Fazenda pedem quebra de sigilo do filho de Lula


Para ampliar Zelotes, Receita e Fazenda pedem quebra de sigilo do filho de Lula

Como plano da ampliação da Operação Zelotes, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal propuseram a quebra do sigilo fiscal e bancário do filho do ex-presidente Lula, Luis Cláudio Lula da Silva Filho e o do ex-ministro da presidente Dilma Rousseff e ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. Segundo a Folha, as empresas LFT Marketing Esportivo e Touchdown Promoções e Eventos Esportivos, do filho de Lula, estão na mira. No caso de Carvalho, o pedido inclui a quebra dos sigilos fiscal e bancário de sua mulher, de seus filhos e de várias empresas ligadas à família. Ao todo, ainda de acordo com a publicação, o relatório produzido pela Corregedoria-Geral da Fazenda e pelo setor de inteligência do fisco pedem a quebra de sigilos de 2008 a 2015, de 21 empresas e 28 pessoas. Há a expectativa de que o Ministério Público Federal formalize as solicitações nesta quarta-feira (28).

Receita Federal abre processos para investigar Cunha e outros parlamentares


Receita Federal abre processos para investigar Cunha e outros parlamentares


A Receita Federal abriu processos de fiscalização contra parlamentares investigados pela Operação Lava Jato, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele já foi notificado da medida, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Desde agosto, os auditores estão analisando as movimentações financeiras dos congressistas, e no caso de Cunha, vai apurar os dados fiscais do peemedebista citado no inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. O Fisco também pretende ter acesso aos dados das quatro contas na Suíça das quais Cunha e sua esposa, Claudia Cruz, eram beneficiários.

Demissões na TV Bahia atingem 13 funcionários e gerência


Demissões na TV Bahia atingem 13 funcionários e gerência

Além das demissões dos jornalistas Genildo Lawinscky e Wanda Chase, a Rede Bahia dispensou também o gerente Bernardo Araújo – que era responsável pelas emissoras afiliadas no interior do estado. Além disto, Bernardo foi também diretor do núcleo das rádios da Rede Bahia e iContent – empresa da rede que atua no segmento de entretenimento. As demissões, de acordo com informações que circulam na emissora, são para uma adequação financeira, devido à crise que assola o país. Para se ter uma ideia, hoje, as vendas de publicidade local representam apenas 12% do faturamento da TV. Nacionalmente, a Rede Globo também passa por aperto de cintos, além de amargar péssimos índices de audiência.

Marin aceita extradição para EUA. Defesa explica: redução de tempo de prisão


José Maria Marin presidente da CBF


O ex-presidente da CBF José Maria Marin concordou nesta quarta-feira com sua extradição para os Estados Unidos. Preso desde o dia 27 de maio em Zurique, na Suíça, a informação foi confirmada em comunicado da Justiça Federal do país (FOJ, na sigla em inglês). As autoridades suíças informam que já aprovaram a extradição em processo simplificado, e ressaltam que, por motivos de segurança e privacidade, não darão qualquer informação sobre local e horário da entrega de Marin para as autoridades americanas. O pedido oficial de extradição foi emitido pelos Estados Unidos no dia 1 de julho.


Ao blog, a defesa de Marin afirmou que o brasileiro "quer colaborar com a Justiça e provar a sua inocência nos Estados Unidos". A mudança de atitude de Marin se deu para reduzir o seu tempo de prisão em Zurique. A estimativa da defesa é de que sua permanência na prisão suíça seria de mais "quatro ou cinco meses" se seguisse apelando contra a extradição. A idade avançada e o estado de saúde do dirigente pesaram na decisão.


Marin foi preso dois dias antes da última eleição presidencial da Fifa com outros seis dirigentes ligados à entidade. Era o único que ainda não tinha uma posição da FOJ divulgada. Além dele, somente Jeffrey Webb, ex-presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa, havia aceitado a extradição. A Suíça entregou Webb para os Estados Unidos no dia 15 de julho. Em solo americano, ele fez um acordo de US$ 10 milhões (cerca de R$ 40 milhões) para responder à primeira fase do processo em liberdade, mas sob supervisão constante do FBI. Para garantir o valor, entregou carros, relógios, propriedades da família e até joias da esposa. O brasileiro pode tentar acordo semelhante, que também foi obtido por Alejando Burzaco, da Torneos y Competencias - mas o argentino pagou o dobro de Webb, US$ 20 milhões (cerca de R$ 80 milhões). Marin possui um apartamento em Nova York, onde se desenrola o processo.


O comunicado da FOJ informa que Marin é acusado de receber propinas milionárias de empresas de marketing esportivo em conexão com a venda de direitos para as Copas América de 2015, 2016, 2019 e 2023, e pela Copa do Brasil entre 2013 e 2022. Ele supostamente dividiu essas propinas com outros dirigentes. O texto da FOJ diz ainda que suas ações teriam resultado em fundos sendo desviados de duas confederações continentais da Fifa, bem como da CBF.


Inicialmente, o brasileiro se opôs à extradição, mas acabou concordando em uma audiência nesta quarta-feira. A FOJ não analisou o mérito das acusações contra Marin, somente se seriam também passíveis de punição pela lei suíça. Cinco dirigentes presos no dia 27 de maio continuam a contestar o pedido de extradição. Todos anunciaram que apelarão contra a decisão. A corte suíça confirma já ter recebido os recursos de Eugenio Figueiredo e Rafael Esquivel.

Representação contra Eduardo Cunha é enviada para Conselho de Ética


Representação contra Eduardo Cunha é enviada para Conselho de Ética


A representação por quebra de decoro do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), foi recebida nesta quarta-feira (28) pelo Conselho de Ética. O documento que pede a cassação do foi protocolado pelo PSOL e Rede Sustentabilidade, e precisava ser encaminhada pela Mesa Diretora até esta semana. Para postergar o início das investigações, contudo, Cunha decidiu enviar o texto no final do prazo. O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD), informou que deve instaurar o processo na próxima terça (3). No pedido de cassação, os dois partidos argumentam que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, ao dizer que não tinha contas no exterior.

Prefeitura de Sobradinho promove dia de lazer para Servidores Públicos


  
O Dia do Servidor Público, amanhã, quarta-feira, 28 de outubro, será comemorado em Sobradinho com um momento de lazer que reunirá os servidores municipais efetivos e contratados. 
A Prefeitura de Sobradinho, através da Chefia de Gabinete, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais,
elaborou uma programação esportiva e cultural que acontecerá no Clube Santana. 
Às sete da manhã haverá partidas de futebol entre os servidores, um evento já tradicional que marca a data. A partir das 13 horas será servido um almoço dançante para todos os servidores, com sorteio de brindes e animação da Banda Quarto Som e Caul Sena e Banda.
Nesta data não terá expediente nas repartições públicas do município. Os serviços essenciais, a exemplo da saúde, serão mantidos. 
"A nossa gestão tem se destacado pelo compromisso e valorização do servidor municipal. Resgatamos a auto-estima e a credibilidade perante o comércio, que, nas gestões anteriores, ficava receoso em vender para os servidores por conta da inadimplência, já que os salários chegava a atrasar por meses. Hoje, a Prefeitura de Sobradinho paga, religiosamente, em dia a todos os servidores, o que lhes permite um planejamento financeiro e autonomia. Além disso garantimos todos os seus direitos trabalhistas e investimos em cursos e capacitações para melhorar o atendimento à sociedade. Temos muito o que comemorar neste dia do Servidor público e vamos nos confraternizar para celebrar essas conquistas", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

76ª CIPM REALIZA PASSAGEM DE COMANDO



Acontece nesta quinta-feira (29), às 10h, na Câmara de Vereadores, em Juazeiro, a solenidade de transmissão do cargo de Comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, que será presidida pelo Cel PM Paulo de Tarso Alonso Uzeda. O Major PM Jaime de Almeida Malvar Filho será sucedido pelo Major PM Manuel de Araújo Perdiz Filho.

Pelo menos 25 deputados do PMDB querem impeachment


O vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Darcísio Perondi (RS), afirmou, hoje, que, dos 66 integrantes da bancada do partido na Casa, "no mínimo" 25 são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A afirmação foi feita em discurso durante ato promovido por membros da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos cobrando apoio da legenda ao afastamento da petista.
"Nossa bancada (na Câmara) está quase dividida. Dos 66 membros, há no mínimo 25 deputados que já entenderam a necessidade de mudança", afirmou o vice-líder do PMDB. Na avaliação de Perondi, outros peemedebistas devem mudar de posicionamento aos poucos, uma vez que esse processo de mudança de visão é lento.

SOBRADINHO: NESTA SEXTA-FEIRA O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA AGROINDUSTRIA DE POLPAS E FRUTAS

Nesta   sexta-feira (30) às  9:h  na  câmara de vereadores  de  Sobradinho,    será  realizado  o  lançamento da  pedra  fundamental  da Associação Agrícola Vale do Paraíso,  referente ao Lançamento da Pedra Fundamental para construção das instalações da  Agroindústria de Polpa de Frutas no Território do São Francisco, município de  Sobradinho-BA. (Divulgação pelo  Blog  apoio:  Maria  Helena)

Gasolina e Serguei: muito a ensinar aos da Lava Jato




Vez ou outra aparecem nas redes sociais charges ou textos espirituosos sobre os empreiteiros detidos em Curitiba, na operação Lava Jato da Justiça Federal. Combinam construir um túnel para a fuga em massa, mas nunca dá certo porque até nisso eles tentam 'superfaturar a obra'.
Piada à parte, os presos de Curitiba têm muito a aprender com os do Centro-Oeste, aos quais sobra criatividade. Para citar apenas dois casos:
Para quem achou surreal a tentativa de fuga, com máscara de mulher, de Clodoaldo 'Gasolina' em Aparecida de Goiânia (GO), não lembra de César dos Santos.
Em abril de 2001, Dos Santos rendeu carcereiros com faca, emendou dois canos e tentou atravessar o muro do Instituto Penal de Campo Grande (MS) num salto com vara.
Não é exagero dizer que os dois presidiários deram com a cara no chão. Literalmente. Dos Santos passou a ser apelidado de Sergei Bubka, o grande atleta croata medalhista olímpico na modalidade.

Morre Edgar Silva, advogado mais velho do Brasil em atividade


Morre Edgar Silva, advogado mais velho do Brasil em atividade


O advogado mais velho do Brasil em atividade, Edgar Silva, faleceu na tarde desta terça-feira (27), aos 102 anos. Edgar deixa viúva, cinco filhos, 11 netos e dez bisnetos. O sepultamento acontece nesta quarta-feira (28), às 16 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, logo após uma missa que será celebrada em sua homenagem. Nascido em Andaraí, na Chapada Diamantina, em 17 de julho de 1913, Edgar Silva diplomou-se em 1939 pela antiga Faculdade de Direito da Bahia, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e atuou como advogado até este mês. Seu número de inscrição na Seccional baiana da OAB era 642. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, lamentou a perda. "Lamento profundamente. Dr. Edgar advogou até o último suspiro. Exemplo a ser seguido", declarou. A OAB-BA também manifestou pesar pela morte e se solidarizou aos parentes, amigos e colegas enlutados. Edgar atuava em quase todas as áreas do direito, com destaque no direito agrário e integrou os departamentos jurídicos do escritório baiano do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Em 2013, quando completou 100 anos, Edgar foi homenageado pela Ordem, com uma placa comemorativa de seu centenário. Na época, ele declarou que não tinha do que se queixar: “Deus permitiu que eu chegasse aos 100 anos, lúcido e com vontade de continuar trabalhando numa profissão que, desde jovem, me apaixonei".