quarta-feira, 30 de setembro de 2015

MAIS DOIS HOMICÍDIOS ENGROSSAM AS ESTATÍSTICAS DE ASSASSINATOS EM JUAZEIRO



Por volta de 01;05-h deste sábado (26) a CICOM tomou conhecimento através de ligações que nas proximidades da Boate Som Lua, bairro Sol Nascente em Juazeiro Bahia, foi localizado o corpo de José Roberto dos Santos Simião, 28 anos, natural de Juazeiro do Norte no Ceará, vítima de disparos de arma de fogo.

Uma equipe do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar esteve no local e confirmou o óbito. Em seguida, prepostos do IML – Instituto Médico Legal transportaram o corpo para necropsia. A delegacia de Homicídios abriu investigações para identificar o autor ou autores do crime. Este é o nonagésimo quarto (94°) homicídio este ano em Juazeiro.

JUREMAL

Em outro assassinato, desta feita no distrito de Juremal, aconteceu por volta das 18:15h, de sexta (25), em frente a borracharia, ao lado esquerdo da BR-407, sentido Juazeiro/Salvador, provavelmente tiro de espingarda calibre 12. A vítima foi identificada como Gilcival Soares da Cunha, 46 anos. Ele morava em Juremal próximo ao local do ocorrido. A polícia iniciou as investigações, mas ainda não tem informações sobre o autor ou autores do crime. Este foi o nonagésimo terceiro homicídio do ano em Juazeiro.

NEGUINHA PEDE HUMANIZAÇÃO EM ATENDIMENTO NA SAÚDE DE JUAZEIRO




A vereadora Valdeci Alves (PV) mais uma vez usou a tribuna nesta terça-feira (29) para cobrar providências na saúde pública do município. “Alguns vereadores acusam a oposição de não enxergar as melhorias na cidade, mas o fato é que já está sendo divulgada em meios de comunicação a precária situação da saúde em Juazeiro. Falta seringa, coisa básica em qualquer posto de saúde. Não adianta dizer que é intriga da oposição, está aí para quem quiser ver. No interior não se faz mais nenhum exame. É mais um sofrimento para o povo do interior. Não há sequer uma alegria para o povo de Juazeiro, principalmente para os interioranos. É louvável que tenha obra toda sexta-feira, como é anunciado, mas sem martirizar as pessoas, sem matar a saúde de Juazeiro. Vamos ser humanos, onde está a humanização dessas pessoas? Eu encontro diariamente a população sofredora. Temos que mudar. Vou constantemente na secretaria de saúde cobrar, mas nada muda. É um absurdo não ter sequer vacina para uma criança, no posto de saúde da Itaberaba não tem sequer água há uma semana”, desabafa.
Complementando, o vereador Bené Marques (PSDB) citou a crise no posto do bairro Iatberaba. “Nunca se teve tão mal na saúde de Juazeiro. Não tem nada funcionando direito. No bairro tem água, mas está com algum problema no posto que água não chega às torneiras, justamente onde mais precisa”. Mais uma vez, a vereadora oposicionista cobrou a presença do secretário de saúde Dalmir Pedra. “Cadê o dinheiro da saúde? O secretário precisa prestar contas dos milhões que recebe mensalmente. Não se faz cirurgias em Juazeiro há muito tempo. As pessoas fazendo empréstimos para pagar cirurgias com medo de morrer. Juazeiro merece respeito”, encerrou
.

Ex-prefeita de Bezerros é presa pela PF


Ex-prefeita foi presa pela primeira vez em junho de 2012 / Foto: Wenyson Aubiérgio/JC Imagem

A ex-prefeita de Bezerros, Elizabete Maria Silva de Lima, conhecida como Bete de Dael, de 53 anos, foi presa nessa terça-feira (29) em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela 35ª Zona Eleiortal. Bete de Dael foi presa durante uma reunião do Clube de Diretores Lojistas de Bezerros. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Federal.
Em nota, a PF informou que “a ex-prefeita teria faltado a audiências que tinha se comprometido a comparecer bem como testemunhas afirmam que foram pressionadas a mudar o depoimento que haviam prestado na época de sua prisão.” Bete havia sido presa pela primeira vez em junho de 2012, suspeita de distribuir cestas básicas e dar dinheiro aos eleitores em troca de promessas de votos, inclusive com as pessoas informando o número do título de eleitor, o que configuraria a prática de crime eleitoral pela compra de votos.
Após exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, também no Agreste, a ex-prefeita foi conduzida à Colônia Penal Feminina no Bom Pastor, no Recife, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

CNI/Ibope: reprovação do Governo oscila para 69%



A porcentagem da população que considera do governo da presidente Dilma Rousseff ruim ou péssimo oscilou de 68% para 69% de junho para setembro, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A parcela dos entrevistados que avalia a atual gestão como ótima ou boa também oscilou de 9% para 10%. Já os que consideram o governo regular permaneceram em 21%.
De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados desaprovam a maneira de governar de Dilma, ante 83% de desaprovação registrados em junho. A proporção dos que aprovam oscilou de 15% para 14%, na mesma comparação.
A CNI e o Ibope também perguntaram sobre a confiança na presidente Dilma Rousseff. A parcela dos que não confiam nela oscilou de 78% em junho para 77% em setembro, enquanto o porcentual do que confiam na pessoa da presidente ficou estável em 20%.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 deste mês, depois, portanto, do rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor's e durante as discussões sobre o retorno da CPMF.
Foram ouvidas 2.002 pessoas em 140 municípios. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Jarbas: Cunha faz chantagem para votar o que deseja



O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), ocupou a tribuna da Câmara, na manhã de hoje, para acusar o presidente da Casa, Eduardo Cunha, de fazer chantagem. Desde a semana passada que é previsto para acontecer hoje a votação na sessão conjunta do Congresso Nacional dos vetos presidenciais, o que inclui o reajuste dos servidores do judiciário. E o deputado pernambucano alertou nos microfones do plenário que Cunha estaria condicionando viabilizar essa votação se uma pauta ligada à reforma política (financiamento privado das campanhas) também fosse incluída na ordem do dia.
 “A informação que temos é que Eduardo Cunha sequer cederia o plenário da Câmara para a sessão conjunta se a questão do financiamento não for colocada em votação. Isso é chantagem. É um absurdo. Temos que concluir a votação dos vetos. Não é possível ele continuar agindo dessa forma”, afirmou o pernambucano.
Na avaliação de Jarbas, a conduta e as práticas de Eduardo Cunha reforçam a tese de que falta a ele as condições necessárias para presidir a Câmara dos Deputados. “Esse cidadão é pentacampeão de denúncias na Lava Jato. Já estamos vendo a quinta pessoa fazer denúncia contra ele. Não é possível que nós, deputados, vamos apenas ficar assistindo a tudo isso sem fazer nada. Temos que mostrar o nosso repúdio contra essa chantagem toda que estamos vendo”, disse o parlamentar.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Temer leva “bolo” da presidente Dilma



Por Leandro Mazzini – Blog Coluna Esplanada
O clima anda tão pesado entre o vice Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff que ela não telefonou para ele em seu aniversário na quarta passada. Anos anteriores, os cumprimentos eram pessoais – apenas 50 metros separam o gabinete dela do anexo da Vice-Presidência.
“A presidente Dilma se esqueceu'', desconversou Temer para amigo que perguntou.
É caso preocupante para o cenário atual em que os comandantes em chefe da nação precisam se afinar contra a crise.
Em tempo, os deputados Eduardo Cunha e Leonardo Picciani, o ministro Henrique Alves (Turismo), os senadores Romero Jucá e Garibaldi Alves (mesmo acamado), e o presidente da Central dos Sindicatos do Brasil, Antonio Neto, telefonaram.

ARTIGO: FAZER IMPRENSA NA REGIÃO É MUITO COMPLICADO

Temos  feito um  trabalho  com  transparência   mostrou   para  a  população   a  realidade  dos  fatos,  vestindo  a  camisa  da  verdade,  as  vezes  somos  mal  entendidos,  mas  isso  faz  parte  da  jornada  do  jornalista.  Fizemos  uma  parceria  com a  câmara  municipal  de  Juazeiro e  estamos  há  dois  meses  sem  receber  o  nosso  dinheiro. Em  em  Sobradinho  a  situação  foi  resolvida,  com  alguns dias  de   atraso. Fica  complicado  porque  temos  os  nossos  compromissos  a  pagar  inclusive  o  pessoal  que  trabalha  conosco.  E  que    dependem  do nosso  desempenho. O  presidente  da  câmara  de  Juazeiro,  o  senhor  Damião, não dá a  mínima  satisfação.  Quando  precisou  da  imprensa  fizemos  a  nossa  parte   e  hoje  ele  não  quer  pagar  o serviço  que  prestamos. É  lamentável.

Dilmistas veem Levy forçando a barra para sair




Assessores presidenciais avaliam que o ministro Joaquim Levy (Fazenda) "está esticando a corda" ao insistir em críticas públicas à "ambiguidade" do governo na área fiscal e na defesa de mais cortes.
No Planalto, o temor de alguns é que Levy acabe comprometendo sua permanência. Nas palavras de um interlocutor da presidente, ele pode se "inviabilizar" e sair no pior momento tanto para o governo como para ele, ficando com a imagem de derrotado.
Apesar de reconhecerem que as avaliações de Levy têm procedência, auxiliares dizem que ele erra em ficar só batendo na tecla do ajuste e que deveria estar buscando melhorar o clima da economia para a volta do investimento.
Nesta segunda (28), causou desconforto a entrevista de Levy ao jornal "Valor", na qual defendeu mais cortes e criticou o envio ao Congresso da proposta de Orçamento de 2016 com deficit, que levou à perda do grau de investimento por parte da agência de risco Standard & Poor's
Um auxiliar disse que Dilma reconheceu que Levy estava correto na defesa de mais cortes ao lançar a segunda fase do ajuste, mas que ele deveria estar empenhado em ajudar a aprová-lo e não ficar fazendo críticas ao governo.
"Tinha gente que achava que o 'downgrade' estava no preço e que, portanto, podíamos ser complacentes", disse o ministro na entrevista.
Interlocutores de Levy negam que sua intenção seja sair do governo. Seu objetivo, dizem, seria acelerar a aprovação do ajuste e ele não estaria falando só ao governo, mas principalmente para a sociedade, porque é um "problema real" que afeta a todos.
Insistir na importância do ajuste, segundo Levy disse a interlocutores, é papel de ministro da Fazenda e ele não vê isso como extrapolar suas funções. 

Lula e Jobim analisam da cassação à renúncia



Lula e o ex-ministro Nelson Jobim, da Defesa, se reuniram há algumas semanas para discutir os desfechos possíveis para a crise política. Foram analisados cenários que vão da cassação à renúncia de Dilma Rousseff,segundoMônica Bergamo,em ua coluna desta terça-feira na Folha de S.Paulo.  Segundo a colunista, Jobim disse a Lula acreditar que a chance de cassação da chapa Dilma/Michel Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é remota. Ela exigiria a convocação de eleições em 90 dias, hipótese em que Aécio Neves (PSDB-MG) despontaria como favorito. O desfecho não interessaria ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que quer ser candidato tucano em 2018.
O impeachment ainda é improvável, tanto na opinião de Jobim, que acha não haver fundamento jurídico, hoje, para o afastamento, quanto na de Lula. O ex-presidente acredita que, apesar dos pesares, o governo ainda tem força para garantir os 172 votos necessários para barrar o impedimento de Dilma.
Alckmin seria aliado oculto do governo para barrar o impeachment pois, neste caso, Temer assumiria a Presidência. Além de comandar o país, o peemedebista ameaçaria a liderança do governador em São Paulo, fazendo o PMDB abocanhar mais espaços em território que o PSDB considera sagrado.
A renúncia seria uma saída -quase impossível, dado o perfil de Dilma.
Conclusão: a solução seria Dilma realizar uma reforma de envergadura em sua equipe. Jobim disse a Lula, segundo relatos, que ela deveria nomear um ministro da Casa Civil forte, que "sentasse na cadeira". Dilma deixaria o governo por conta dele e se dedicaria, por exemplo, à política internacional.
A reforma que Dilma está promovendo, no entanto, aponta para a direção oposta. Ela quer, por exemplo, manter Aloizio Mercadante na Casa Civil. O PT defende que ele volte para a Educação ou até que vá para o Ministério da Defesa.

Cúpula do Planalto defende que Dilma, para acomodar aliados, desista de promessa de cortar pastas


Com dificuldades para fechar a reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff voltará a se reunir a partir desta terça (29) com PMDB e PT em busca de uma solução que lhe garanta apoio no Congresso. Para tentar contemplar as diferentes alas do PMDB, que iniciaram uma queda de braço pelo controle de pastas, Dilma discutirá as mudanças nos ministérios com seu vice, Michel Temer, e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que disse a assessores e aliados que viajará a Brasília na quarta (30) para ajudá-la a encontrar uma saída.
Com o impasse no PMDB, a cúpula do Planalto vê como improvável que a reforma administrativa saia na quarta e defende que, diante da atual crise, é preferível Dilma acomodar as distintas forças do PMDB do que cumprir a promessa de cortar dez pastas.
Com a ameaça dos deputados de abrirem mão de participar do governo, o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) e o assessor Giles Azevedo procuraram parlamentares do PMDB para assegurar que a presidente não recuará no compromisso de entregar duas pastas à bancada da sigla na Câmara.

Dilma contrata pareceres de juristas contra golpe


Advogados de Dilma Rousseff contrataram pareceres de grandes juristas para rebater os que defendem o impeachment. É o que afirma a colunista Mônica Bergamo. Dalmo Dallari, Fábio Konder Comparato, Celso Antonio Bandeira de Mello e Pedro Estevam Serrano defendem a tese de que ela não pode ser responsabilizada por atos cometidos antes de assumir o mandato.

Em conversa recente, o ex-presidente Lula e o ex-ministro Nelson Jobim, da Defesa, discutiram os desfechos possíveis para a crise política.
De acordo com a colunista, Jobim disse a Lula acreditar que a chance de cassação da chapa Dilma/Michel Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é remota.
Também avalia que o impeachment ainda é improvável por não haver fundamento jurídico, hoje, para o afastamento. O ex-presidente acredita que, apesar dos pesares, o governo ainda tem força para garantir os 172 votos necessários para barrar o impedimento de Dilma.
O tucano Geraldo Alckmin seria aliado oculto do governo. Se a chapa de Dilma for afastada, a convocação de eleições em 90 dias, facilitaria o caminho para Aécio Neves (PSDB-MG). Se Temer assumir a Presidência, o peemedebista ameaçaria a liderança do governador em São Paulo, fazendo o PMDB abocanhar mais espaços em território que o PSDB considera sagrado.
A solução, segundo Jobim, seria Dilma nomear um ministro da Casa Civil forte, que "sentasse na cadeira". A reforma, no entanto, aponta para a direção oposta.

PSB à espera do canto da sereia





No centro do palco - Às vésperas do encontro com Dilma e em meio às negociações com o PMDB para a reforma ministerial, colocada como uma questão de vida ou de morte para o governo, os governadores do PSB, Paulo Câmara (PE), Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB), que já ouviram todos os tipos de promessas por parte da presidente, estão preparados para escutar muito e se comprometer pouco.
Essa reunião foi agendada antes das bancadas do Senado e da Câmara terem se posicionado contra a CPMF e a votar a favor do impeachment, e é possível que Dilma queira apenas que o PSB  se mantenha como oposição independente, o que já seria um lucro. Ninguém no partido acredita que ela ofereça espaço no governo aos socialistas. Afinal, bancada do partido já é oposição na Câmara: só dois deputados votaram contra a derrubada dos vetos presidenciais na semana passada.
E dentro da percepção socialista de que o governo Dilma já acabou, é tarde demais para grandes comprometimentos. Um ministério sempre é um indicador de força política mas na atual circunstância é um fator complicador. Pode gerar mais desgaste que benefícios.
Agora, como o PSB ainda não bateu o martelo sobre a possibilidade de ser oposição pra valer, ainda há uma brecha para que o Planalto acene com mais promessas de ajuda financeira em troca da “independência” do PSB, que poderá voltar a subir no muro. De imediato, essa alternativa só favorece Dilma, mas deixará o PSB no centro do palco em 2016 e em 2018, sendo disputado pelo PT, PSDB e também pela Rede.
Isso, o PSB quer.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO JUAZEIRENSE AO ENGENHEIRO ALBERTO GASPAR

Em uma sessão solene, a Câmara de Vereadores de Juazeiro concederá título de cidadão juazeirense ao engenheiro civil Alberto Armando Batista Gaspar, indicação do ex-vereador e atual deputado estadual Crisóstomo Lima, o Zó. A solenidade acontecerá nesta segunda feira (28) às 18 horas, na Casa Aprígio Duarte.
Dr. Alberto Gaspar como é conhecido em Juazeiro tem a sua trajetória política e profissional que se confunde com o desenvolvimento de Juazeiro. Sempre atuando na resistência contra a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, Dr. Gaspar nasceu em Salvador a 25 de agosto de 1940. Filho caçula de Adolfo Frederico Gaspar e Ricardina Batista Gaspar depois de formado em técnico em edificações prestou vestibular para Engenharia Civil na Universidade federal da Bahia, concluindo o curso em 1968.
No primeiro ano de Faculdade conheceu sua futura esposa, D. Maria do Carmo Palma que tinha ido a Salvador registrar seu diploma de professora recém-formada pelo Colégio Auxiliadora. Foi amor à primeira vista, declara Dr. Gaspar. “Namoramos durante cinco anos através de cartas até  que o pai dela exigiu minha vinda a Juazeiro. Casamos em 1969, em Salvador, na secular Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna do Desterro, cujo celebrante foi o Padre José Luna, juazeirense que era pároco da Igreja. Da união, tivemos quatro filhos, Ana Celeste, Mônica Valentina, Carla Verônica e Alberto Frederico
A partir daí Dr Gaspar constrói sua trajetória política, familiar e profissional em Juazeiro, apesar de ter atuado em diversos municípios baianos e pernambucanos. Ainda na faculdade, Dr Gaspar tem contato com as lutas sociais. Engajado na luta por melhorias do ensino se filia ao Partido Comunista e vai fazer parte do Comitê Estudantil do Partido. Sua vinda  para Juazeiro também tinha a missão de tentar  reorganizar o Partido.
Recém-casado recebe uma bolsa de estudos da Suvale e vai para a Colômbia se especializar em sistema de irrigação e drenagem. Participa da implantação do projeto piloto de irrigação e drenagem do Bebedouro em Pernambuco, assim como o de Mandacaru na Bahia. Mas continua atuando na construção de sistemas de abastecimento em vários municípios da região. Feira de Santana, Salvador, Pindobaçu, Morpará, Abaré, Caraíbas Metais, Macururé, Senhor do Bonfim, Sobradinho e tantos outros municípios tem obras de engenharia de sua autoria quer seja na sua especialização quer seja na engenharia civil de prédios arquitetônicos.
Paralela às ações de engenharia ainda dispõe de  tempo para manter contato com a juventude sendo professor da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, da Escola de Filosofia em Juazeiro, do Codefas e da Escola de Formação de Professores de Petrolina.
Sua atuação política ultrapassa a preparação de jovens para o Partido Comunista. Vai ser candidato a prefeito de Juazeiro, a deputado estadual e federal e a vereador. Para Sibelle Fonseca, radialista e apresentadora do Programa Palavra de Mulher na Rádio Cidade, “Dr Gaspar é uma referência de ética e moral na política. Quando iniciei minha vida na política, lá estava ele atuando, sem abrir mão de seus conceitos e valores éticos, hoje tão difícil de encontrar nos homens públicos. Na época costumava-se dizer que pessoas como Dr. Gaspar tinham moral ilibada ou eram uma reserva moral”, concluiu.

Dilma paga por herança maldita de Lula, diz FHC




Em programa nacional do PSDB que vai ao ar na noite de hoje, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que a presidente Dilma Rousseff está pagando pela "herança maldita" deixada pelo antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. É a primeira vez que o tucano usa publicamente a mesma expressão pela qual os petistas criticavam sua gestão.
"A economia vai muito mal e a presidente é refém de uma base de sustentação no Congresso que, a cada dia, é mais do tipo toma lá dá cá. Ela está pagando pela herança maldita que o Lula deixou", afirma FHC no vídeo, cujos trechos foram antecipados no domingo, pela GloboNews.
A expressão "herança maldita" foi cunhada por petistas que diziam que Lula havia recebido das mãos do tucano, em 2003, um País cheio de problemas, com inflação e câmbio elevados e baixo crescimento.
Na propaganda, o tucano também afirma que o PT, que prometia "o céu ao povo", agora "oferece o inferno da crise e do desemprego". "Está na hora de a presidente ter grandeza e pensar no que é melhor para o Brasil, e não para o PT", diz FHC.
Nos últimos meses, o ex-presidente tem feito críticas mais contundentes a Dilma. Em 17 de agosto, FHC usou seu perfil no Facebook para sugerir a renúncia da presidente, medida que classificou também como um "gesto de grandeza". A declaração foi feita um dia após líderes do PSDB terem participado de manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas em diversas cidades.
Na semana passada, diante da disparada da cotação do dólar, FHC afirmou que o PT estaria "mordendo a língua de tanto que disse que recebeu um governo quebrado em 2002". O tucano também criticou a reforma administrativa negociada por Dilma e disse que a presidente estava fazendo um "pacto com o demônio" para tentar salvar seu governo ao oferecer mais ministérios, como o da Saúde, para o PMDB.
Em resposta, petistas como o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disseram que o tucano falaria com "conhecimento de causa", pois também foi aliado dos mesmos partidos que compõem a base dos governos petistas.

Cunha: despacharei pedidos de impeachment nesta semana




O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, hoje, que vai despachar alguns pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta semana. Os pedidos foram apresentados por integrantes da oposição e cabe ao presidente da Câmara aceitar ou rejeitar. Caso ele aceite, uma comissão especial e criada para deliberar sobre o processo de impeachment. Cunha deu a declaração no Rio de Janeiro, ao ser questionado por jornalistas sobre o tema. Ele foi à cidade participar de evento na Assembleia Legislativa.
"Eu vou despachar alguns [pedidos de impeachment] e isso é parte do juízo decisório que estamos fazendo", afirmou o presidente da Câmara. Os jornalistas então perguntaram quando. "Nesta semana. Esta semana já despacho alguns", completou Cunha.
No início de agosto, ele arquivou quatro pedidos de abertura de processo de impeachment da presidente, por não cumprirem requisitos formais.

VEREADOR E PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DIZ QUE SOBRADINHO PRECISA MUDAR PRA MELHOR

O vereador  e  pré-candidato  a  prefeito de  Sobradinho  Canindé, disse  que  fez  uma  avaliação  perante  a  população   e  sentiu  perto   o   clamor  do  povo  que  Sobradinho  precisa  mudar. E que possamos  ter  um  gestor  que  conheça  os  problemas  de  nossa  cidade,    que  tenha  um  programa  de  governo  voltado  para  população  carente. O  parlamentar  argumentou  que  a  comunidade   está  revoltada  com  a  gestão atual.  E o prometeu que  na  campanha  política  ficou  só  na  conversa. E  foi   mais  adiante, temos  que  ficar  mais  atentos.   A  campanha  de  2016,  está  se  aproximando e  muitas  promessas  falsas  virão,  disse  o  parlamentar.

domingo, 27 de setembro de 2015

Morre Patricia Pergentino


Faleceu na noite deste sábado (26) no Hospital Neurocárdio, em Petrolina, a juazeirense Patrícia Pergentino. Ela era filha da professora Esmelinda Pergentino e Malan Calazans.
O velório está acontecendo neste momento no SAF. O enterro está programado para as 17h de hoje.

PT: ou cede, ou a reforma vai pro brejo




Ilimar Franco - O Globo
Além de ministérios, partido precisa entregar cargos de segundo escalão
O risco da abertura de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff ficou distante com a reforma ministerial que ampliou o espaço do PMDB no governo. O PSDB, que tinha pressa em votar o tema no plenário e pressionava o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, tirou o pé do acelerador. Os tucanos estão refazendo as contas. O Planalto também terá uma base mais sólida para manter os vetos à pauta-bomba.
A reforma dá estabilidade ao governo Dilma. Foi graças à sua base parlamentar que o ex-presidente Sarney sobreviveu à hiperinflação. Mas para que essa sustentação seja permanente, e não desande no meio do caminho, será preciso que o PT abra mão, aceite compartilhar ou seja desalojado dos cargos de segundo escalão. O maior embate se dará no Ministério da Saúde.
O preenchimento desses cargos e as promessas feitas, e não cumpridas, têm sido uma fonte permanente de desgaste do Planalto. Os petistas resistem à entrega dos cargos. Por isso, o PDT e, depois, o PTB se declararam independentes. Essa também foi a razão pela qual o vice Michel Temer, cansado de ver seus acertos não saírem do papel, abdicou da coordenação política.
Com a reforma ministerial, as nuvens carregadas do céu ficaram esparsas. Mas para que o céu fique azul, é preciso completar o serviço. A tarefa de compartilhar o poder, cumprir promessas e atender as expectativas dos aliados, será, agora, do Secretário de Governo, o ministro Ricardo Berzoini. Como resume um governista, “vai dar para o Berzoini se divertir bastante”

Prefeita foragida deve 46 milhões: PF às tontas




Leandro Mazzini - Coluna Eplanada
Nem a Polícia Federal tampouco a Interpol sabem do paradeiro da ex-prefeita 'ostentação' da pequena Bom Jardim (MA), a loura Lidiane Leite (PRB).
Os investigadores que passaram a lupa nas fraudes já contabilizam, por baixo, R$ 46 milhões desviados. Ela está foragida da Justiça Federal desde o dia 20 de agosto. Seu advogado diz que Lidiane tinha recursos próprios – e também um 'namorado rico'.
A história da ascensão de Lidiane ao Poder na cidadela beira o tragicômico – é uma Cinderela que não deu certo, por conta própria.
Meses antes de eleita, contam nativos e próximos, a moça tirava leite de vaca na pequena propriedade dos pais, e vendia em garrafas de porta em porta na cidade. Sua beleza chamou a atenção do fazendeiro Humberto Dantas, já conhecido político e pré-candidato a prefeito, aclamado favorito como o 'Candidato dos Pobres'.
Porém o fazendeiro-candidato pelo PMN teve a candidatura barrada pela lei da Ficha Limpa. Ciente de que poderia perder a eleição, lançou mão de artimanha com respaldo da lei eleitoral: trocou seu nome pelo de Lidiane a dois dias do pleito, e ela foi eleita com os votos computados para ele, cujo nome e foto ainda apareciam nos registros da urna eletrônica.
Lidiane tomou posse, e passou a ter vida de luxo longe do curral onde tateava o gado. Ela se separou do fazendeiro, mas continuaram ativos na Prefeitura – ele como secretário da  gestão. Ambos acusados de desvios de recursos federais da verba da merenda escolar.
Deu no que deu. Ela fugiu a tempo, a criançada ficou sem o leite na escola, Humberto está preso. Tatiane curte a vida em algum lugar do Brasil, ou do mundo. Agora sem fotos nas redes sociais.

Mais um trágico acidente no trecho da morte da BR 407


ac-bonfim

f4285aa46ab794e59d37b72a28763de7 (1)

Por volta das 17h30min desta sexta-feira (25), três veículos se envolveram em um acidente que ceifou a vida de um jovem e deixou outro gravemente ferido.
 
Nossa reportagem esteve no local e pode ouvir testemunhas e o dono de um dos veículos envolvidos, que nos relataram que o veículo Fiat Strada, de cor prata, placa OKN 0047 – de Andorinha, que tinha como ocupantes um casal que se evadiu do local; um Agile de cor prata, conduzido por Adilson, residente em Juazeiro (com quem conversamos) e uma moto Yamaha Factor de cor vermelha, placa OVD, licença de Senhor do Bonfim, que tinha como ocupantes, Edilberto Silva Santos, 23 anos e JOELSON, conhecido por Doidinho que faleceu no local, com múltiplas fraturas.
 
De acordo com o senhor Adilson, ele fazia o trajeto seguindo para Juazeiro, quando passou no trecho do Posto Pinheiro na BR 407 foi atingido pelo Fiat Strada, que fez com que o Agile rodasse na pista invadindo a contra mão, justamente no momento em que os dois ocupantes da moto saiam de Bonfim com destino a Tijuaçu, e a moto foi atingida em cheio pelo fundo do Agile, matando Joelson no local, enquanto Edilberto encontra-se entubado e aguardando transferência.
 
Do momento do acidente que foi no final da tarde até a noite, o corpo permaneceu desprovido sem mesmo um lençol para ser encoberto, o que deixou familiares ainda mais revoltados e desabafaram “isso é uma vergonha, é inadmissível, deixar o corpo dele ai jogado como lixo, ele é um ser humano, não é porque está morto que precisa ser destratado dessa forma não”, disse uma prima de Joelson.
E mais uma vez uma das vítimas ainda com vida foi resgatada pelo carro dos Bombeiros que conduziu Edilberto até o Hospital Regional. (Fonte: Maravilha Notícias)

Regalia na cela: Yousseff tem TV com aval de Moro



Na condição de delator premiado, Alberto Youssef é o único preso na carceragem da PF com acesso a TV, com autorização de Sergio Moro.
Como as celas são vazadas, ele fez um acordo com os outros detentos para aumentar o volume do aparelho na hora do Jornal Nacional.
Assim, todos ficam sabendo as últimas da Lava-Jato.
O doleiro, tido como boa-praça, se dá bem com todo mundo, mas reclamou quando a PF quis colocar em sua cela um paraguaio contrabandista de cigarros.
Os santos não bateram.  (Radar - Veja)

SOBRADINHO: VEREADOR CANINDÉ FEZ ANIVERSÁRIO SÁBADO (26)

Canindé  considerado  pela  população  de  Sobradinho  como um  dos  vereadores  mais atuantes  no  legislativo  Sobradinhense,  esteve  aniversariando  neste  sábado (26),  diversos  amigos  e  correligionários fizeram-se presentes  à  residência  do  aniversariante  para  prestar-lhe  uma  homenagem  pelo  seu aniversário  e  cantar  os    parabéns  para o  vereador  que  está  sempre  ao  lado  dos  menos  favorecidos,  é  um  amigo  de  todas  as  horas.

Enquanto isso no presídio...



O ambiente para os presos da Lava-Ja­to se tornou um pouco mais espartano no Complexo Médico-Penal do Paraná, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
A administração tirou das celas objetos que podiam ser vistos como “regalias” para os presos ilustres.
Marcelo Odebrecht perdeu uma mesinha que havia construído com pedaços de madeira e que ele vinha usando como escrivaninha.
Ficou desconsolado.   (Radar - Veja)

Para Marta, Jucá é líder nato, com Renan e Lobão





Da Folha de S.Paulo – Cátia Seabra
Recém-filiada ao PMDB, a senadora Marta Suplicy repreendeu publicamente, no ato de sua filiação de Marta ao partido o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani, por sua aproximação com a presidente Dilma Rousseff. Em seus 25 minutos de discurso, Marta elogiou peemedebistas, como Romero Jucá (RR), a quem chamou de "líder nato", Renan Calheiros (AL) e Edison Lobão (MA).
Ela encerrou seu discurso afirmando que Temer tem todas as qualidades que o momento exige: "Temer é um líder, um conciliador, um homem do diálogo, qualidades pessoais essenciais que este momento exige. Eu me sinto à vontade, segura, sob tua presidência. Todos nós estamos com você, Michel".
Sem falar diretamente num eventual processo do impeachment de Dilma, Marta fez questão de frisar que ingressa no partido que foi de Uyisses Guimarães (morto em 1992). Como deputado, Ulysses teve papel fundamental para o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
RUPTURA NACIONAL
Eduado Cunha foi além da defesa da ruptura em São Paulo e insistiu no rompimento com o governo Dilma e candidatura própria à Presidência em 2018: "Chega de viver a reboque [do PT]. Time que não joga não tem torcida".
Os militantes presentes entoaram o grito de guerra "Marta e Michel para São Paulo e para o Brasil".
Cunha foi aclamado um dia depois de mais um delator da Operação Lava Jato, Fernando Soares, o Baiano, ter afirmado que o deputado recebeu propina, o que Cunha nega. "Não falo mais sobre Lava Jato", disse à Folha.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), também investigado na Lava Jato, disse que o "Brasil vive a maior crise política e econômica desde 1964".

sábado, 26 de setembro de 2015

Prisão e bloqueio de ex-secretário de Roseana



A Justiça do Maranhão decretou nesta quinta-feira (25/9) a prisão preventiva e bloqueio de bens no valor de R$ 3 milhões do ex-secretário estadual da Casa Civil no governo Roseana Sarney (PMDB), João Abreu. Segundo o delegado-geral de polícia do Maranhão, Augusto Barros, Abreu foi procurado em seus endereços conhecidos, mas não foi localizado. Trata-se de um desdobramento da operação “lava-jato”.

A Polícia Federal decidiu enviar delegados que atuam na Operação Lava-Jato em Curitiba para outras unidades da PF no país que recebam parte dos autos da investigação. Esta foi a solução encontrada para evitar possíveis prejuízos ao andamento dos trabalhos após decisão do Supremo Tribunal Federal determinando a descentralização dos processos.

Cunha recebeu propina de 5 milhões de dólares



Mariana Oliveira - Da TV Globo, em Brasília
Investigadores da Operação Lava Jato informaram que o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, confirmou em depoimento informações dadas por outro delator, o empresário Julio Camargo, de que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teria recebido propina de pelo menos US$ 5 milhões por contratos de aluguel de navios-sonda pela Petrobras.
Antes de participar de um jantar com empresários na noite desta sexta-feira (25) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Cunha disse que não comentaria.
A Procuradoria Geral da República está em fase de análise dos depoimentos da colaboração premiada de Baiano e ainda terá que remeter o acordo para ser validado pelo ministro Teori Zavascki, relator no Supremo de casos sobre corrupção na Petrobras.
A delação de Camargo foi a base de denúncia feita pela PGR contra Eduardo Cunha há cerca de um mês. Na denúncia, de 85 páginas, o procurador-geral pede a condenação de Cunha, acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
De acordo com a denúncia, a Samsung Heavy Industry, empresa responsável pelo fornecimento dos navios-sonda, destinados à exploração de petróleo, pagou US$ 40 milhões para o ex-consultor Júlio Camargo, apontado como um dos intermediários da propina recebida pelo esquema e que fez acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Haddad quer PMDB vetando Marta em 2016


Da Folha de S.Paulo - Cátia Seabra

De olho na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2016, a senadora e ex-petista Marta Suplicy se filia neste sábado (26) ao PMDB, lançando-se numa guerra com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e com o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita.
Temendo que o eleitorado tradicional do PT possa migrar para Marta, Haddad decidiu investir na bancada de vereadores peemedebistas e nos integrantes do diretório municipal do PMDB para impedir que eles escolham a senadora como candidata à prefeitura no ano que vem.
Haddad teve uma reunião dura com os quatro vereadores do PMDB de São Paulo.
No encontro, chegou a apelar para que os vereadores apoiassem a candidatura de Chalita à Prefeitura, no lugar de Marta.
Ainda segundo dois participantes do encontro, Haddad disse que não é "trouxa" e ameaçou lançar cinco candidatos para disputar com os vereadores do PMDB em seus redutos.
O prefeito chegou a se exaltar com o vereador Geoge Hato, perguntando em voz alta com quem o peemedebista estava. Segundo participantes, Haddad encerrou a conversa afirmando que não quer entregar o cargo para Marta.

Dilma: “Podemos cair, temos que ser solidários”



Da Folha de S.Paulo – Marina Dias, enviada especial a Nova York
A presidente Dilma Rousseff surpreendeu jornalistas nesta sexta-feira (25) ao brincar com seu hábito de andar de bicicleta e as dificuldades políticas que tem enfrentado no governo desde o início de seu segundo mandato, em janeiro deste ano. Em tom descontraído, Dilma falou sobre um episódio, no último dia 16, envolvendo um ciclista acidentado nas imediações do Palácio da Alvorada –na ocasião, a presidente interrompeu suas pedaladas para esperar a chegada do socorro. O homem havia caído ao tentar desviar de um cão.
"Todos nós, que podemos cair, temos que ser solidários", afirmou a presidente. E, após alguns segundos, emendou, sorrindo: "No sentido amplo da palavra".
Questionada sobre as difíceis negociações travadas com o PMDB – partido do vice-presidente, Michel Temer – em torno da reforma ministerial, Dilma voltou a sorrir e, desconversando, disse que tinha que ir embora. A distribuição de cargos de peso, como o Ministério da Saúde, ao PMDB é considerada por petistas a última cartada para desmobilizar um eventual impeachment.
Em viagem oficial aos Estados Unidos, Dilma assistiu nesta sexta ao pronunciamento do papa Francisco na sede da ONU, reuniu-se com auxiliares para acertar detalhes de discursos e das metas do Brasil para redução das emissões de gases do efeito estufa e deu entrevista à emissora de TV americana CNN.
Dilma também teve sua primeira reunião bilateral com o presidente do Irã, Hassan Rouhani. Ela disse que os países estão "retomando as relações" e vão construir "oportunidades" para os empresários dos dois países.
À noite, a petista participou de uma recepção oferecida pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, em apoio à implementação da agenda de desenvolvimento sustentável até 2030. Cerca de uma hora depois, deu sua primeira escapada para ir à farmácia e caminhar pelas ruas de Nova York